A IMPORTÂNCIA DA CULTURA CORPORATIVA E DO BOM RELACIONAMENTO COM FUNCIONÁRIOS
análise em uma empresa de pavimentação asfáltica de Taquaritinga/SP
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v17i2.879Palavras-chave:
Relacionamento Interno, Cultura corporativa, Marketing, MotivaçãoResumo
Uma marca que investe no bom relacionamento com funcionários e colaboradores tem mais chances de crescer e se destacar no mercado. Posto desta forma, este estudo procura avaliar as bases de uma ótima cultura corporativa e a importância de motivar os funcionários, a ponto de fazê-los se sentirem parte do negócio. Após a análise dos conceitos teóricos, apresenta-se um estudo exploratório, por meio de entrevistas em profundidade a funcionários de uma empresa de pavimentação asfáltica de Taquaritinga/SP, cujo objetivo é o de verificar como é que eles se sentem ao trabalhar na empresa e o que os fazem se sentirem motivados. O que se constata, é que quanto mais os gestores investem em uma boa cultura corporativa e em um bom relacionamento com sua equipe, maior é o potencial de a empresa progredir, tanto em termos de parcela de mercado, mas sobretudo em sua imagem de credibilidade frente a seus públicos.
Downloads
Métricas
Referências
AAKER, David. On Branding: 20 princípios que decidem o sucesso das marcas. Porto Alegre: Bookman, 2015.
BERRO, Diego. 10 Dicas para Motivar uma Equipe de Vendas sem Grandes Investimentos.
Portal Administradores, 22 jul. 2007. Disponível em: < https://bit.ly/2Q6Hab1 > Acesso em: 19 ago. 2020.
CULTURA organizacional do Google: 4 aprendizados para sua empresa. Blog da Fortes Tecnologia, 18 set. 2018. Disponível em: < https://bit.ly/3eGu6D2 >. Acesso em: 20 jul. 2020.
DINIZ, Giulia. Entenda como a Netflix teve seu sucesso baseado na cultura organizacional. RH Consultoria, 28 ju. 2019. Disponível em: < https://bit.ly/32SzIb9 >. Acesso em: 25 jul. 2020.
DOUGLAS, Mary; ISHERWOOD, Baron. O mundo dos bens: para uma antropologia
do consumo. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2013.
EXEMPLOS de cultura organizacional: 3 empresas de sucesso graças à sua cultura. Kenoby, s.d. Disponível em: < https://bit.ly/3gYQ9GA >. Acesso em: 15 jul. 2020.
HALF, Robert. Cultura organizacional: tudo que você precisa saber sobre o assunto. Robert Half, 7 dez. 2018. Disponível em: < https://bit.ly/2VGCUly >. Acesso em: 21 jun. 2020.
NORDSTROM, Kjell; RIDDERSTRALE, Jonas. Funky Business: talento movimenta
capitais. São Paulo: Makron Books, 2001.
SEMPRINI, Andrea. A marca pós-moderna: poder e fragilidade da marca na sociedade contemporânea. 2 ed. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2010.
SILVA, Maicon; DIEHL, Liciane. A relação entre cultura e clima organizacional em uma empresa do ramo alimentício do Vale do Taquari/RS. Revista Destaques Acadêmicos, vol 5, n. 1, 2013. Disponível em: < https://bit.ly/3fvEIWJ >. Acesso em: 15 jul. 2020.
THE WORLD’S most valuable brands. Forbes, 2020. Disponível em: < https://bit.ly/3fzGdDk >. Acesso em: 14 jul. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Interface Tecnológica
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
- Resumo 229
- PDF 287