A IMPORTÂNCIA DA CULTURA CORPORATIVA E DO BOM RELACIONAMENTO COM FUNCIONÁRIOS
análise em uma empresa de pavimentação asfáltica de Taquaritinga/SP
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v17i2.879Palavras-chave:
Relacionamento Interno, Cultura corporativa, Marketing, MotivaçãoResumo
Uma marca que investe no bom relacionamento com funcionários e colaboradores tem mais chances de crescer e se destacar no mercado. Posto desta forma, este estudo procura avaliar as bases de uma ótima cultura corporativa e a importância de motivar os funcionários, a ponto de fazê-los se sentirem parte do negócio. Após a análise dos conceitos teóricos, apresenta-se um estudo exploratório, por meio de entrevistas em profundidade a funcionários de uma empresa de pavimentação asfáltica de Taquaritinga/SP, cujo objetivo é o de verificar como é que eles se sentem ao trabalhar na empresa e o que os fazem se sentirem motivados. O que se constata, é que quanto mais os gestores investem em uma boa cultura corporativa e em um bom relacionamento com sua equipe, maior é o potencial de a empresa progredir, tanto em termos de parcela de mercado, mas sobretudo em sua imagem de credibilidade frente a seus públicos.
Downloads
Métricas
Referências
AAKER, David. On Branding: 20 princípios que decidem o sucesso das marcas. Porto Alegre: Bookman, 2015.
BERRO, Diego. 10 Dicas para Motivar uma Equipe de Vendas sem Grandes Investimentos.
Portal Administradores, 22 jul. 2007. Disponível em: < https://bit.ly/2Q6Hab1 > Acesso em: 19 ago. 2020.
CULTURA organizacional do Google: 4 aprendizados para sua empresa. Blog da Fortes Tecnologia, 18 set. 2018. Disponível em: < https://bit.ly/3eGu6D2 >. Acesso em: 20 jul. 2020.
DINIZ, Giulia. Entenda como a Netflix teve seu sucesso baseado na cultura organizacional. RH Consultoria, 28 ju. 2019. Disponível em: < https://bit.ly/32SzIb9 >. Acesso em: 25 jul. 2020.
DOUGLAS, Mary; ISHERWOOD, Baron. O mundo dos bens: para uma antropologia
do consumo. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2013.
EXEMPLOS de cultura organizacional: 3 empresas de sucesso graças à sua cultura. Kenoby, s.d. Disponível em: < https://bit.ly/3gYQ9GA >. Acesso em: 15 jul. 2020.
HALF, Robert. Cultura organizacional: tudo que você precisa saber sobre o assunto. Robert Half, 7 dez. 2018. Disponível em: < https://bit.ly/2VGCUly >. Acesso em: 21 jun. 2020.
NORDSTROM, Kjell; RIDDERSTRALE, Jonas. Funky Business: talento movimenta
capitais. São Paulo: Makron Books, 2001.
SEMPRINI, Andrea. A marca pós-moderna: poder e fragilidade da marca na sociedade contemporânea. 2 ed. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2010.
SILVA, Maicon; DIEHL, Liciane. A relação entre cultura e clima organizacional em uma empresa do ramo alimentício do Vale do Taquari/RS. Revista Destaques Acadêmicos, vol 5, n. 1, 2013. Disponível em: < https://bit.ly/3fvEIWJ >. Acesso em: 15 jul. 2020.
THE WORLD’S most valuable brands. Forbes, 2020. Disponível em: < https://bit.ly/3fzGdDk >. Acesso em: 14 jul. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Interface Tecnológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
- Resumo 289
- PDF 316