INTELIGENCIA ARTIFICIAL NAS UNIVERSIDADES: UMA REVOLUÇÃO ACADEMICA COM O CHATGTP
uma revolução acadêmica com o chatgpt
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v22i1.2247Palavras-chave:
Inteligência Artificial Generativa, ChatGPT, Ensino Superior, Integridade Acadêmica, Transformações PedagógicasResumo
Este artigo analisa o impacto da inteligencia artificial generativa, especificamente o chatGPT, no contexto academico apos o seu lançamento em novembro de 2022. Atraves de uma pesquisa qualitativa exploratorio-descritiva e revisão bibliografica sistematica de publicações entre 2022 e 2025, foi investigado como essa tecnologia tem transformado praticas pedagogicas e criado novos desafios eticos no ensino superior. Os resultados evidenciam uma dualidade: por um lado, o chatGTP funciona como tutor personalizado, otimizando o tempo de professores e democratizando o acesso ao conhecimento; por outro, suscita explicações sobre integridade academica, desenvolvimento do pensamento critico e depêndencia tecnologica dos estudantes. Especialistas como Ortiz (2024) destacam seus beneficios na personalização do aprendizado, enquanto Kelly (2023) alerta para os riscos à qualidade educacional. Cassol (2023) aponta que, frente as transformações tecnologicas, torna-se essencial o desenvolvimento de habilidades socioemocionais que transcendem o cognitivo. Conclui-se que o futuro da educação superior não esta na proibição destas ferramentas, mas na adaptação das praticas pedagogicas para fomentar competencias que maquinas não podem substituir, equilibrando inovação tecnologica e valores educacionais fundamentais.
Downloads
Referências
ABBAS, Muhammad; JAM, farooq Ahmed, KHAN, Tariq lgbal. Is it harmful or helpful? Examine the causes and consequences of generative AI usage among university students. Int j Educ Technol High Educ 21, 10, 2024. Disponivel em: https://educationaltechnologyjournal.springeropen.com/articles/10.1186/s41239-024-00444-7. Acesso em: 25 mar. 2025. DOI: https://doi.org/10.1186/s41239-024-00444-7
BAHROUM, Z. et al Transforming Education: A Comprehensive Review of Generative Arficial Inteligence in Educational Settings through Bibliometric and Content Analysis.
Sustainability, 15 (17), 12983. Disponivel em: https://doi.org/10.3390/su151712983. Acesso em: 25 mar. 2025. DOI: https://doi.org/10.3390/su151712983
CASSOL, D. Quais os impactos do chatGPT e da Inteligencia Artificial na Educação? Instituto Federal Santa Catarina , 2023. Disponivel em: https://www.ifcs.edu.br/web/ifcs-verifica/w/quais-os-impactos-do-chatgpt-e-da-inteligencia-artificial-na-educacao-. Acesso em: 2 de Abril 2025.
CHAN, C.K.Y. A comprehensive AI policy education framework for university teaching and learning. International Journal of Educational Technology in Higher Education, 2023. Disponivel em: https://link.springer.com/article/10.1186/s41239-023-00408-3. Acesso em: 25 mar. 2025. DOI: https://doi.org/10.1186/s41239-023-00408-3
COSTA JUNIOR, J. F. et al. A inteligencia artificial como ferramenta de apoio no ensino superior. Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, [S. I.], V.6, p. 246-269, 2023. Disponivel em: https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/111. Acesso em: 22 mar. 2025.
HU, K. ChatGPT sets record for fastest growing user base - analyst Note. Reuters, 2023. Disponivel em: https://www.reuters.com/technology/chatgtp-sets-record-fastest-growing-user-base-analyst-note-2023-02-01/. Acesso em: 14 mar. 2025.
KELLY, S.M ChatGPT passes exams from law and business schools. CNN Business. 2023. Disponivel em: https://edition.cnn.com/2023/01/26/tech/chatgpt-passes-exams. Acesso em: 20 mar. 2025.
LIMA, Cleosanice Barbosa; SERRANO, Agostinho. Inteligencia Artificial Generativa e ChatGTP: uma investigação sobre seu potencial na educação. Transinformação, v.36, 2024. Disponivel em: https://doi.org/10. 1590/2318-0889202436e2410839. Acesso em: 24 mar. 2025. DOI: https://doi.org/10.1590/2318-0889202436e2410839
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia cientifica. São Paulo: Editora Atlas, 2003. Disponivel em: https://docentes.ifrn.edu.br/olivianeta/disciplinas/copy_of_historia-i/historia-ii/china-e-india/at_download/file. Acesso em: 09 abr. 2025.
ORTIZ, S. O que é ChatGPT? Como o chatbot de IA mais popular do mundo pode beneficia-lo. ZDNET, 2024. Disponivel em: https://www.zdnet.com/article/what-is-chatgpt-how-the-worlds-most-popular-ai-chatbot-can-benefit-you/. Acesso em: 15 mar. 2025.
SAMPAIO, R.C. et al ChatGTP e as outras IAs transformarão a pesquisa cientifica: reflexões sobre seus usos. Revista de Sociologia e Politica. v.32, 2024. Disponivel em: scielo.br/j/rsocp/a/rfSfWXpWqJWgrbRktcpXq9v/?format=pdf. Acesso em: 24 mar. 2025. DOI: https://doi.org/10.1590/1678-98732432e008
SPADINI, A.S. O que é a IA Generativa? A importancia e o uso das inteligencias artificiais como o ChatGPT, MidJourney e outras. Alura, 2023. Disponivel em: https://www.alura.com.br/artigos/inteligencia-artificial-ia-generativa-chatgtp-gtp-midjourney. Acesso em: 14 mar. 2025.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Revista Interface Tecnológica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.


.jpg)


1.png)
1.png)