A INFLUÊNCIA DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO CLIMA ORGANIZACIONAL
impactos na Produtividade e no Bem-Estar dos Colaboradores
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v22i1.2181Palavras-chave:
desempenho profissional., gestão de pessoas., liderança organizacional.Resumo
O presente artigo aborda a Inteligência Emocional (IE) no ambiente de trabalho, destacando sua importância para o desempenho profissional e as relações humanas. Com o avanço das inovações e da globalização, a IE tornou-se um diferencial para empresas que buscam melhorar a eficiência operacional e o clima organizacional. Este estudo tem como objetivo analisar a influência da IE no ambiente organizacional, bem como na liderança, buscando compreender como a IE pode contribuir para um ambiente de trabalho mais produtivo, colaborativo e saudável. A pesquisa foi baseada em uma revisão teórica de livros e artigos de Goleman e Salovey, bem como estudos de casos de empresas. Os resultados indicaram que empresas que investem no desenvolvimento de IE dos colaboradores, e no clima organizacional, obtém um ganho de desempenho e eficiência, além da redução de problemas como absenteísmo e presenteísmo. Conclui-se que a IE é essencial para criar um ambiente organizacional saudável e eficiente, sendo um diferencial competitivo para as empresas.
Downloads
Referências
ESTEVES, S. Estas são as competências essenciais para o trabalho em equipe. 2019. Disponível em: <https://exame.com/carreira/estas-sao-as-competencias-essenciais-para-o-trabalho-em-equipe/>. Acesso em: 9 mar. 2025.
EVANS-LACKO, S.; KNAPP, M. Global patterns of workplace productivity for people with depression: absenteeism and presenteeism costs across eight diverse countries. Social Psychiatry and Psychiatric Epidemiology, v. 51, n. 11, p. 1525–1537, 26 set. 2016. DOI: https://doi.org/10.1007/s00127-016-1278-4
FERNANDES, P. Como os líderes podem ajudar as equipas a prosperar ao combinarem a tecnologia com a Inteligência Emocional. 2025. Disponível em: <https://pulse.microsoft.com/pt-pt/work-productivity-pt-pt/na/fa1-como-os-lideres-podem-ajudar-as-equipas-a-prosperar-ao-combinarem-a-tecnologia-com-a-inteligencia-emocional/>. Acesso em: 9 mar. 2025.
GOLEMAN, D. Inteligência Emocional. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011b.
______________. Trabalhando com a Inteligência Emocional. Rio De Janeiro: Objetiva, 2011a.
L'ORÉAL GROUPE. L’Oréal Brasil está entre as melhores empresas para as pessoas trabalharem. 2025. Disponível em: <https://www.loreal.com/pt-br/brazil/articles/group/equilibrio-de-vida-como-a-loreal-brasil-promove-um-ambiente-de-trabalho-mais-equilibrado-e-flexivel/>. Acesso em: 9 mar. 2025.
MARTINUZZI, B. Customer Service Skills: Emotional Intelligence for Stronger Connections. 2024. Disponível em: <https://www-americanexpress-com.translate.goog/en-us/business/trends-and-insights/articles/customer-service-skills-using-emotional-intelligence-to-make-a-connection/?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt&_x_tr_pto=tc>. Acesso em: 9 mar. 2025.
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE. Conheça o exemplo de gestão de pessoas da Zappos. 2017. Disponível em: <https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/conheca-o-exemplo-de-gestao-de-pessoas-da-zappos,aebefde1adebd510VgnVCM1000004c00210aRCRD>. Acesso em: 9 mar. 2025.
SALOVEY, P.; MAYER, J. EMOTIONAL INTELLIGENCE. 1990. Disponível em: <https://center.uoregon.edu/StartingStrong/uploads/STARTINGSTRONG2016/HANDOUTS/KEY_46201/pub153_SaloveyMayerICP1990_OCR.pdf>. Acesso em: 16 fev. 2025.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Revista Interface Tecnológica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.


.jpg)


1.png)
1.png)