DESENVOLVIMENTO DE CHATBOT PARA MOTIVAR A DOAÇÃO REGULAR DE SANGUE
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v22i1.2174Palavras-chave:
Chatbot, Comunicação em Saúde, Doação de Sangue, Design Centrado no UsuárioResumo
Esta pesquisa apresenta o desenvolvimento do chatbot Socorro, que incentiva a doação voluntária e regular de sangue através da plataforma de mensagens instantâneas Telegram. A pesquisa adotou a metodologia Design Science Research para a criação e avaliação do artefato. O Socorro foi concebido para melhorar a conscientização sobre a importância da doação de sangue, oferecendo funcionalidades como acesso ao histórico de doações, lembretes para novas doações e formação de grupos de doação. A aplicação de heurísticas de usabilidade específicas para chatbots destacou a clareza da linguagem, a preservação do contexto e a usabilidade do chatbot e permitiu a identificação e aprimoramento das mensagens de interação, destacando o potencial de tais tecnologias para promover práticas de saúde pública e bem estar. Os resultados indicam que assistentes virtuais podem ser utilizados para aumentar a interação em práticas sociais desejáveis e, nesse caso potencialmente integrarem-se a sistemas de hemocentros, oferecendo uma solução eficaz para ampliar a conscientização e participação social na doação de sangue.
Downloads
Referências
BATISTA, Gabriely; MONTEIRO, Mateus; SALGADO, Luciana. Investigando chatbots governamentais: um panorama sobre a usabilidade dentro e fora do Brasil. In: ANAIS DO X WORKSHOP DE COMPUTAÇÃO APLICADA EM GOVERNO ELETRÔNICO 2022, Porto Alegre, RS, Brasil. Anais [...]. Porto Alegre, RS, Brasil: SBC, 2022. p. 73–84. DOI: 10.5753/wcge.2022.223318. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/wcge/article/view/20712. Acesso em: 27 jun. 2025. DOI: https://doi.org/10.5753/wcge.2022.223318
BICKMORE, Timothy; CASSELL, Justine. Social Dialongue with Embodied Conversational Agents. In: VAN KUPPEVELT, Jan C. J.; DYBKJÆR, Laila; BERNSEN, Niels Ole (org.). Advances in Natural Multimodal Dialogue Systems. Dordrecht: Springer Netherlands, 2005. p. 23–54. DOI: 10.1007/1-4020-3933-6_2. Disponível em: https://doi.org/10.1007/1-4020-3933-6_2. Acesso em: 27 jun. 2025. DOI: https://doi.org/10.1007/1-4020-3933-6_2
CACANINDIN, Napoleon M. Greening food consumption using chatbots as behavioral change agent. Journal of Advanced Research in Dynamical and Control Systems, v. 12, n. 01, p. 204-211, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5373/JARDCS/V12SP1/20201064. Acesso em: 27 jun. 2025. DOI: https://doi.org/10.5373/JARDCS/V12SP1/20201064
DRESCH, A.; LACERDA, D. P.; JÚNIOR, J. A. V. A. Design Science Research: Método de Pesquisa para Avanço da Ciência e Tecnologia. [s.l.] : Bookman Editora, 2015.
FØLSTAD, Asbjørn; SKJUVE, Marita; BRANDTZAEG, Petter Bae. Different Chatbots for Different Purposes: Towards a Typology of Chatbots to Understand Interaction Design. In: (Svetlana S. Bodrunova, Olessia Koltsova, Asbjørn Følstad, Harry Halpin, Polina Kolozaridi, Leonid Yuldashev, Anna Smoliarova, Heiko Niedermayer, Org.) INTERNET SCIENCE 2019, Cham. Anais. Cham: Springer International Publishing, 2019. p. 145–156. Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-3-030-17705-8_13. Acesso em: 27 jun. 2025. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-17705-8_13
FREIRE, A. Dia Mundial do Doador de Sangue é celebrado nesta sexta (14). Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2024/junho/dia-mundial-do-doador-de-sangue-e-celebrado-nesta-sexta-14. Acesso em: 7 nov. 2024.
GABARRON, Elia; LARBI, Dillys; DENECKE, Kerstin; ÅRSAND, Eirik. What do we know about the use of chatbots for public health? Digital Personalized Health and Medicine, [S. l.], p. 796–800, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.3233/SHTI200270. Acesso em: 27 jun. 2025. DOI: https://doi.org/10.3233/SHTI200270
HEVNER, Alan; VOM BROCKE, Jan; MAEDCHE, Alexander. Roles of digital innovation in design science research. Business & Information Systems Engineering, [S. l.], v. 61, p. 3–8, 2019. DOI: https://doi.org/10.1007/s12599-018-0571-z. Acesso em: 27 jun. 2025. DOI: https://doi.org/10.1007/s12599-018-0571-z
JÄRVINEN, Pertti. Action research is similar to design science. Quality & quantity, v. 41, p. 37-54, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11135-005-5427-1. Acesso em: 27 jun. 2025. DOI: https://doi.org/10.1007/s11135-005-5427-1
JOHANSSON, Clare et al. Shared leadership as a vehicle to healthy service eco-systems: practical or fanciful?. Journal of Social Marketing, v. 8, n. 2, p. 159-181, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1108/JSOCM-03-2016-0009. Acesso em: 27 jun. 2025. DOI: https://doi.org/10.1108/JSOCM-03-2016-0009
LANGEVIN, Raina et al. Heuristic evaluation of conversational agents. In: Proceedings of the 2021 CHI Conference on Human Factors in Computing Systems. 2021. p. 1-15. Disponível em: https://doi.org/10.1145/3411764.3445312. Acesso em: 27 jun. 2025. DOI: https://doi.org/10.1145/3411764.3445312
LUDWIG, Silvia Terra; RODRIGUES, Alziro César de Morais. Doação de sangue: uma visão de marketing. Cadernos de Saúde Pública, v. 21, n. 3, p. 932-939, 2005. Disponível em: https://www.scielosp.org/pdf/csp/v21n3/28.pdf. Acesso em: 27 jun. 2025. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-311X2005000300028
MOLICH, Rolf; NIELSEN, Jakob. Improving a human-computer dialogue. Commun. ACM, [S. l.], v. 33, p. 338–348, 1990. Disponível em: https://doi.org/10.1145/77481.77486. Acesso em: 27 jun. 2025. DOI: https://doi.org/10.1145/77481.77486
OGILVIE, Lisa; PRESCOTT, Julie; CARSON, Jerome. The use of chatbots as supportive agents for people seeking help with substance use disorder: A systematic review. European addiction research, v. 28, n. 6, p. 405-418, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1159/000525959. Acesso em: 27 jun. 2025. DOI: https://doi.org/10.1159/000525959
ORGANIZATION, World Health; OTHERS. Towards 100% voluntary blood donation: a global framework for action. [S. l.], 2010. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/9789241599696. Acesso em: 27 jun. 2025.
POLONSKY, Michael; FRANCIS, Kate; RENZAHO, Andre. Is removing blood donation barriers a donation facilitator? Australian African migrants’ view. Journal of Social Marketing, [S. l.], 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1108/JSOCM-08-2014-0054. Acesso em: 27 jun. 2025. DOI: https://doi.org/10.1108/JSOCM-08-2014-0054
RADFORD, Alec; WU, Jeffrey; CHILD, Rewon; LUAN, David; AMODEI, Dario; SUTSKEVER, Ilya; OTHERS. Language models are unsupervised multitask learners. OpenAI blog, [S. l.], v. 1, n. 8, p. 9, 2019. Disponível em: https://storage.prod.researchhub.com/uploads/papers/2020/06/01/language-models.pdf. Acesso em: 27 jun. 2025.
ROMAN, Mateus Klein et al. “Hey assistant, how can I become a donor?” The case of a conversational agent designed to engage people in blood donation. Journal of Biomedical Informatics, v. 107, p. 103461, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jbi.2020.103461. Acesso em: 27 jun. 2025. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jbi.2020.103461
VALÉRIO, Francisco Albernaz Machado; GUIMARÃES, Tatiane Gomes; PRATES, Raquel Oliveira; CANDELLO, Heloisa. Chatbots Explain Themselves: Designers’ Strategies for Conveying Chatbot Features to Users. Journal on Interactive Systems, [S. l.], v. 9, n. 3, 2018. DOI: 10.5753/jis.2018.710. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/journals/index.php/jis/article/view/710. Acesso em: 27 jun. 2025. DOI: https://doi.org/10.5753/jis.2018.710
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Revista Interface Tecnológica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.


.jpg)


1.png)
1.png)