COMUNICAÇÃO INTERNA E CULTURA CORPORATIVA
estudo de caso com uma empresa de bebidas da cidade de Taquaritinga-SP
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v22i1.1857Palavras-chave:
Comunicação interna, Cultura organizacional, Negócios, LiderançaResumo
A comunicação interna desempenha um papel fundamental no âmbito empresarial, não apenas em função da interação entre gestores e colaboradores, mas por permitir que os membros da organização se sintam acolhidos e possam participar mais ativamente nos processos e tomadas de decisões, contribuindo assim para o sucesso dos negócios. Sendo assim, este estuda explora conceitos de cultura organizacional, focando em como a comunicação interna pode ser fundamental para o bom andamento das práticas empresariais. Após realizar a contextualização teórica, apresenta um estudo com uma empresa de bebidas da cidade de Taquaritinga-SP, cujas entrevistas com líderes de setor permite um aprofundamento acerca da importância do investimento em comunicação interna. O que se nota, a partir da estreita ligação entre teoria e prática, é que o investimento em comunicação interna, aliado a treinamentos adequados e recursos modernos para gestores e colaboradores, podem contribuir muito para o fortalecimento da cultura organizacional e o sucesso dos negócios. Tratam-se, portanto, de estratégias importantíssimas e que não poderiam ficar de fora da agenda empresarial.
Downloads
Referências
ABERJE. Tendências em comunicação interna em 2022. ABERJE - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, 2022. Disponível em: < https://www.aberje.com.br/wp-content/uploads/2022/03/TendenciasCI2022_AcaoIntegradaAberje.pdf >. Acesso em: 06 fev. 2024.
BALDISSERA, Rudimar. Organizações como complexus de diálogos, subjetividades e significação. In: Kunsch, Margarida. A comunicação como fator de humanização das organizações. São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2010.
FAIRHURST, Gail T.; SAAR, Robert A. The Art of Framing: managing the language of leadership. São Francisco: Jossey-Bass, 1996. DOI: https://doi.org/10.1093/ajhp/53.21.2670
MARCHIORI, Marlene. Cultura e comunicação organizacional. 2 ed. São Caetano do Sul: Difusão, 2008.
MULLER, Karla M; GERSZON, Vera R. S; EFROM, Bianca. Intercâmbios entre a cultura local e a cultura organizacional: a Binacional ACM/ACJ Fronteira. Anuário Unesco/Metodista de Comunicação Regional, Ano 12 n.12, p. 177-190, jan/dez 2008. Disponível em: < https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/AUM/article/download/1023/1068 >. Acesso em: 4 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0934/aum.v12n12p177-190
TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Revista Interface Tecnológica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.


.jpg)


1.png)
1.png)