RELEVÂNCIA DO SEARCH ENGINE OPTIMIZATION NO DESENVOLVIMENTO WEB

estudo de caso de um site de imagens grátis

Autores

  • Bruno Constant Rodrigues Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil
  • Giuliano Scombatti Pinto Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil

Palavras-chave:

Arquitetura da Informação, Acessibilidade, Usabilidade, SEO

Resumo

Observa-se uma crescente popularização dos Web sites no cotidiano, com cerca de 1,8 bilhões de páginas e aumentando constantemente disponíveis para o público. Em um cenário tão competitivo, também se observa a relevância de oferecer interatividade e usabilidade durante a navegação. Neste contexto, o presente estudo tem o objetivo de apresentar conceitos de Arquitetura da informação onde também é apresentado um breve contexto sobre usabilidade e acessibilidade, até chegar ao conceito de SEO. A metodologia utilizada no presente trabalho é a pesquisa bibliográfica realizada em livros, artigos e sites. Inicialmente, é apresentada uma visão moderna da área com foco na experiência de quem adota as suas técnicas, na sequência encontra-se uma breve análise de um conhecido site de imagens grátis, verificando como estão sendo aplicadas tais técnicas. Por fim, apresentam-se algumas considerações sobre o que foi apresentado. Foi possível concluir que o SEO é uma área de estudo importante para desenvolvedores Web que almejam ter os sites dos clientes no topo de um motor de busca e maior engajamento dos usuários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BARBOSA, S. D. J; SILVA, B. S. Interação Humano-Computador. Editora Campus - Elsevier, 2010.
DIAS. O que é arquitetura da Informação. 2019. Disponível em: <https://www.pedrodias.net/biblioteca/o-que-e-arquitetura-da-informacao?fbclid=lwAR2_Ge0jcRY6rQ7Wfi8TtaFTVQ6rl8VMcQTgfAKhS-tVELGbXVn5rzmqcf4>. Acesso em: 11 abri. 2019
IBGE. Pesquisa nacional por amostra de domicílios contínua. 2016. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/estatisticas-novoportal/sociais/trabalho/17270-pnad-continua.html?edicao=19937&t=sobre>. Acesso em: 20 mar. 2019.
INTERNET LIVE STATS. Internet Live Stats. Disponível em: <http://www.Internetlivestats.com/>. Acesso em: 10 mar. 2019.
ISO. Part 1: Quality model. Em: ISO ISO/IEC 9126-1 – Software engineering – Product quality, 2001.
ISO. Systems and software - systems and software quality requirements and evaluation (square) - system and software quality models. Disponível em: <https://www.iso.org/obp/ui/#iso:std:iso-iec:25010:ed-1:v1:en>. Acesso em: 26 mar. 2019.
MEDEIROS. SEO: 9 Dúvidas mais frequentes sobre mecanismos de buscas. Disponível em:<https://brunomedeirosjj.com/seo-9-duvidas-mais-frequentes-sobre-mecanismos-de-busca/>. Acesso em: 11 abr. 2019.
MESQUITA. O Que é SEO: o guia completo para você entender o conceito e executar sua estratégia. Disponível em:<https://rockcontent.com/blog/o-que-e-seo/>. Acesso em: 10 mar. 2019.
NIELSEN, J. Designing Web Usability: The Practice of Simplicity. Peachpit Press, 1a. edição, 1999.
PERERA. As 8 Técnicas de SEO mais atuais e que estão detonando pra levar o seu negócio ao lugar mais alto. 2018. Disponível em:<https://postcron.com/pt/blog/novas-tenicas-de-seo/>. Acesso em: 15 mar. 2019.
PIXABAY. Imagens grátis e impressionantes. 2019. Disponível em: <https://Pixabay.com/pt/>. Acesso em: 1 mar. 2019.
SANTANA. Arquitetura da Informação e seu proposito. 2017. Disponível em: <https://coletivoux.com/arquitetura-de-informação-e-o-seu-propósito-29cd278ebdfe>. Acesso em: 11 abr. 2019.

Downloads

Publicado

30/06/2019

Como Citar

RODRIGUES, B. C.; PINTO, G. S. RELEVÂNCIA DO SEARCH ENGINE OPTIMIZATION NO DESENVOLVIMENTO WEB: estudo de caso de um site de imagens grátis. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 67–77, 2019. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/552. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Informática

Métricas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>