EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Autores

  • Elaine Cristina Martins Silva Tecnóloga em Produção Industrial pela FATEC/TQ - Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga
  • Luciana Aparecida Ferrarezi Docente da FATEC/TQ -Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga

Palavras-chave:

Educação Financeira, Investimentos, Planejamento

Resumo

Este trabalho de pesquisa procura abordar a Educação Financeira no Brasil no que diz respeito à ausência de conhecimento financeiro que gera grave repercussão tanto na vida do cidadão quanto na do país. Seguindo uma tendência mundial o governo brasileiro estuda desde 2007 uma Estratégia Nacional de Educação Financeira - ENEF, e reconhece a Educação Financeira como ferramenta de inclusão social de melhoria da vida do cidadão e de promoção do sistema financeiro do país, de modo que estes possam tomar decisões fundamentadas e seguras considerando o planejamento realizado de suas finanças e saibam distinguir dentre as várias opções de investimentos existentes aquela que melhor condiz com os riscos e retornos pretendidos. Para tanto, as instituições financeiras devem criar um modelo de responsabilidade social capaz de conciliar os seus interesses e os da sociedade. Para o êxito do programa ENEF, é necessário a participação dos educadores, das empresas, de ações do governo, das instituições financeiras e das organizações não governamentais. De acordo com o estudo de caso apresentado neste trabalho a partir dos dados da Instituição Educacional Ivoti, notamos que é possível alcançar resultados expressivos na mudança de atitude dos alunos, que se tornam mais conscientes no ato de comprar, economizar e que passam a ter um posicionamento mais ético e participativo em relação aos problemas sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

a

Downloads

Publicado

01/07/2010

Como Citar

SILVA, E. C. M.; FERRAREZI, L. A. EDUCAÇÃO FINANCEIRA. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 133–142, 2010. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/52. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Gestão Empresarial

Métricas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)