USO DE TECNOLOGIA NA RASTREABILIDADE DO REBANHO DE CORTE
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v15i2.464Palavras-chave:
Bovinos de corte, Plataformas Digitais, AplicativosResumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar um projeto que propõe uma solução para os produtores de gado de corte, de pequeno ou médio porte, através do uso de tecnologia, para que possam ter acesso a todas as informações necessárias de seu rebanho, desde a quantidade de animais, pesos e vacinas, até o tamanho da área de confinamento, através de um aplicativo, o qual será disponibilizado em todas as plataformas digitais e poderá ser acessado em uma ou mais telas, seja em computadores ou em dispositivos portáteis. Para isso, foi necessário realizar um estudo da área em que seria implantado o sistema e, logo após, com o auxílio de um drone, disponibilizando as informações no aplicativo. Com isso, o produtor poderá economizar tempo e possuir um maior controle sobre seu rebanho, podendo acessar as informações mesmo não estando próximo ao gado. Portanto, além de incluir o uso de tecnologia no dia a dia do produtor, permitirá agilizar os trabalhos a serem realizados no confinamento, permitindo emitir um relatório do lote para as indústrias de abate, garantindo assim, a qualidade do rebanho de corte.
Downloads
Métricas
Referências
BARCELLOS, J. O. J. et. al. A bovinocultura de corte frente a agriculturização no sul do Brasil. XI Ciclo de Atualização em Medicina Veterinária – CAMEV – Centro Agroveterinário de Lages. 27p. 2004.
ECOAGRO. O Agronegócio no Brasil. 2018. Disponível em <http://www.ecoagro.agr.br/agronegocio-brasil/>. Acesso em 12 de junho de 2018.
MARTINS, F. M., LOPES, M. A. Rastreabilidade bovina no Brasil. Boletim técnico. ed. 55. 2001.
MOTA, E. G. A rastreabilidade bovina no Brasil: histórico, evolução e perspectivas de futuro. Brasília: Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Universidade de Brasília, 2001, 138 p. Dissertação de Mestrado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
- Resumo 1603
- PDF 1275