PRÁTICAS DE ACESSIBILIDADE PARA PCD (PESSOAS COM DEFICIÊNCIA) EM SOFTWARE E SISTEMAS WEB
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v20i2.1740Palavras-chave:
Acessibilidade, Autismo, Dislexia, Baixa visão, SurdezResumo
Muitas pessoas e empresas desenvolvem softwares pensando em layouts e designer cheios de animações, brilhos e interações complexas sem imaginar que alguns indivíduos posam ter dificuldades para compreender tal função ou interação que a página ou aplicativo executou ou executará. Este artigo foi escrito com o objetivo de expor técnicas para orientar e demonstrar os motivos de utilizar um designer mais acessível para todas as pessoas. Focado em auxiliar futuros desenvolvedores e empresas no planejamento de novos softwares e websites ou reestruturar o sistema já existente pensando nas pessoas com deficiência. O artigo foi separado em tópicos, cada um especializado em tipos diferentes de deficiência, contendo exemplos, imagens práticas e métodos que podem ser utilizados para facilitar e auxiliar estes usuários (PcD) a interagirem com o software de forma prática e fácil encontrando o mínimo de dificuldade. Com esse conteúdo, o leitor consegue adquirir conhecimentos tanto em compreender a dificuldade de uma pessoa com deficiência quanto adquirir habilidades para desenvolver sistemas adequados para esse público específico.
Downloads
Métricas
Referências
British Dyslexia Association. What is dyslexia?. Disponível em Acesso 12 de novembro de 2023.
CONTRAST CHECKER. Disponível em <https://contrastchecker.com/>. Acesso em 12 de novembro de 2022
FUNDAÇÃO FEAC. Apesar de avanços, pessoas com deficiência auditiva ainda enfrentam barreiras de acessibilidade. 30 setembro de 2016. Disponível em: . Acesso em 15 de setembro de 2023.
GAIA. Sites inclusivos a pessoas com autismo. Disponível em <https://gaia.wiki.br/>. Acesso em 02 de setembro de 2023.
Paraná governo do estado. Deficiência Física. Disponível em <https://www.justica.pr.gov.br/Pagina/Deficiencia-Fisica> Acesso 28 de agosto de 2023.
Paraná governo do estado. Deficiência Visual. Disponível em Acesso 25 de agosto de 2023.
Natan Souza. Acessibilidade web: crie designs inclusivos, Curso atualizado em 06 de Abril de 2023 Disponível em <https://www.alura.com.br/formacao-acessibilidade-web> Acesso 12 de novembro de 2022.
AUTISMO e Realidade. O que é o Autismo?. São Paulo (SP). Disponível em: Acesso 18 de setembro de 2023.
Roberta Jansen. Pessoas com deficiência trabalham em setores que tradicionalmente pagam menos, diz IBGE. Parágrafo 7, Publicado 21 de setembro de 2022. Disponível em https://economia.uol.com.br/noticias/estadao-conteudo/2022/09/21/desigualdade-atinge-pessoas-com-deficiencia-com-mais-forca-no-brasil-diz-ibge> Acesso 10 de agosto de 2023.
Sites de e-commerce não estão preparados para receber pessoas com deficiência. Web para todos. Publicado em 27 de março de 2018. Disponível em Acesso 30 de Julho de 2023.
Vicente Junqueira Moragas. Qual é a definição de pessoa com deficiência?, Parágrafo 1, Publicado 14 de março de 2022. Disponível em <https://www.tjdft.jus.br/acessibilidade/publicacoes/sementes-da-inclusao/qual-e-a-definicao-de-pessoa-com-deficiencia.> Acesso 2 de agosto de 2023.
W3C Brazil Office, WEB Content Accessibility Guidelines (WCAG) 2.0. Publicado em 24 de Outubro de 2014 Disponível em <https://www.w3.org/Translations/WCAG20-pt-br/> Acesso 12 de novembro de 2022.
WebAIM, should i use a carousel? Disponível em <https://shouldiuseacarousel.com/>. Acesso 12 de novembro de 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Interface Tecnológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
- Resumo 230
- PDF 161