AVALIAÇÃO DA USABILIDADE DO ERP IXC
uma abordagem centrada no usuário
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v20i1.1634Palavras-chave:
Gestão de serviços de telecomunicações;, ERPs, Mapeamento de processos em TelecomResumo
O setor de telecomunicações está passando por mudanças consideráveis em seu ambiente de negócios. Os esforços combinados da indústria de telecomunicações e informática resultaram em um crescimento considerável nas ofertas de serviços de comunicação e dados. Essa tendência colocou uma enorme pressão no ambiente de negócios da indústria de telecomunicações, forçando as empresas a ajustarem suas estratégias de TI para que se tornassem mais orientadas a serviços e para que empregassem novas tecnologias para fornecer suporte em termos de serviços integrados, interoperabilidade, modelo de dados consistente, gestão da rede de atendimento ao cliente. Esse estudo teve por objetivo principal sugerir um modelo de planejamento e gestão estratégica e sistemática de recursos e infraestrutura e de processos em Telecom, para promover a saúde financeira de empresas em expansão nesse segmento. O método de pesquisa utilizado neste trabalho fundamentou-se em livros, artigos científicos proveniente de bases científicas e artigos, sendo essa, portanto, uma pesquisa bibliográfica. O estudo permitiu concluir que os sistemas IXC Provedor e UNM 2000 são de suma relevância para o processo de gestão de serviços de telecomunicação.
Downloads
Métricas
Referências
BARABÁSI, A.-L. (2002). Linked: The New Science of Networks. . Perseus Publishing.
BERTALANFFY, L. v. (1968). General System Theory. Foundations, Development, Applications. George Braziller.
BRUNER, M. &. (1999). O impacto da tecnologia de rede ativa no gerenciamento de serviços em um ambiente de telecomunicações. Em Gestão Integrada de Redes VI., pp.385-400.
CHECKLAND, P. (1981). Systems Thinking, Systems Practice. John Wiley & Sons.
CHOI, Y. T. (2006). Gestão de serviços de telecomunicações internacionais. International Journal of Services and Standards, 2 (3), 257-272. DOI: https://doi.org/10.1504/IJSS.2006.009757
DUTRA, J. S. (2000). Gestão de pessoas por competências: o caso de uma empresa do setor de telecomunicações. Revista de Administração Contemporânea, 4, 161-176. DOI: https://doi.org/10.1590/S1415-65552000000100009
GIL, A. (1994). Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 4ª. ed. . São Paulo: Athas.
GONÇALVES, L. R. et al. (2019). Proposta de implantação de um sistema de gerenciamento em uma provedora de internet. Anais do 13º Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento de Produto.
KERZNER, 2. K. (2017). Project Management: A Systems Approach to Planning, Scheduling, and Controlling. 12th Edition. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons, Inc.
LAKATOS, E., & MARCONI, M. (1999). Fundamentos de Metodologia científica. 5.ed.
LIBORIO, M. P. (2016). Programa inovar de gestão da inovação: características e dificuldades em PD&I no setor de telecomunicações. In: Gestão da inovação de produtos e serviços. pesquisas e práticas atuais 2016 anais do X Workshop do instituto de inovaçao e gestao de desenvolvimento de produto, em Betim, 228-232.
MANTOVANI, C. A. (2001). Uma sistemática de gestão da capacidade apoiada na análise e melhoria dos processos para prestadoras de serviços de telecomunicações.
NEWMAN, M. E. (2010). Networks: An Introduction. Oxford University Press. DOI: https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780199206650.003.0001
OODAN, A. W. (2003). Gestão da qualidade do serviço de telecomunicações. legado aos serviços emergentes, (nº 48).
PMI. (2017). Project Management Institute. (2017). A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK® Guide) – Sixth Edition. . Newtown Square, PA. Project Management Institute, Inc.
SILVEIRA JUNIOR, J. d. (2010). A Tipologia de Mintzberg Aplicada nos Modelos de Gestão de Serviços B2B no Mercado de Telecomunicações Brasileiro. Doctoral dissertation, PUC-Rio.
SKYTTNER, L. (2005). General Systems Theory: Problems, Perspectives, Practice. World Scientific Publishing., (2nd ed.). DOI: https://doi.org/10.1142/5871
SOUZA, D. J. (2017). Planejamento estratégico em pequenas empresas prestadoras de serviços de telecomunicações.
TURNER, 2. T. (2014). Handbook of Project-Based Management: Leading Strategic Change in Organizations. 4th Edition. New York, NY: McGraw-Hill Education.
WALLIN, S. &. (2009). Gestão de redes e serviços de telecomunicações: uma pesquisa de operadoras. Em IFIP/IEEE International Conference on Management of Multimedia Networks and Services . Springer, Berlim, Heidelberg, pp. 15-26.
WASSERMAN, S. &. (1994). Social Network Analysis: Methods and Applications. Cambridge University Press. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9780511815478
WONG, D. T. (2007). Do gerenciamento de rede ao gerenciamento de serviços - um desafio para os provedores de serviços de telecomunicações. Na Segunda Conferência Internacional sobre Computação Inovadora, Informação e Controle, pp.280-280
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Interface Tecnológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
- Resumo 134
- PDF 107