APLICAÇÃO DA FERRAMENTA BENCHMARKING EM PERFORMACE OPERACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v20i1.1623Palavras-chave:
Benchmarking, Competitividade, Empresas, Gestão, PerformanceResumo
O benchmarking é uma ferramenta de gestão que permite comparar e avaliar a performance de uma empresa em relação aos seus concorrentes ou outras organizações referência em seu setor de atuação. Este estudo visa explorar a aplicação do benchmarking na análise de desempenho operacional na gestão de estoque. Quando aplicada à performance operacional, a ferramenta pode ajudar a identificar oportunidades de melhoria em processos, redução de custos e aumento da eficiência. Ao utilizar a ferramenta de benchmarking, as empresas podem ter acesso a informações relevantes sobre práticas inovadoras e eficazes utilizadas por outras organizações, podendo implementá-las em sua própria gestão. O artigo discute como a ferramenta pode ser usada para melhorar o desempenho operacional, os benefícios da ferramenta para impulsionar a mudança organizacional e a melhoria contínua. Para isso, foram realizadas pesquisas bibliográficas e estudos de casos, onde foram identificadas as melhores práticas utilizadas por empresas líderes, desta maneira, incentivando a empresa a adotar essa técnica como parte de seus esforços contínuos para aumentar sua competitividade e alcançar o sucesso
Downloads
Métricas
Referências
ARAGÃO, M. R. B.; CARVALHO, M. A. de. (2014). Benchmarking: uma ferramenta para melhoria do desempenho empresarial. Revista de Administração e Inovação, 11(3), 1-21. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/rai/article/view/92186. Acesso em: 6 mar. 2023.
ARAÚJO, L. C. G. Organização, Sistemas e Métodos e as Tecnologias de Gestão Organizacional (2a ed.). São Paulo: Atlas, 2006.
CAMP, R. C. Benchmarking – O Caminho da Qualidade Total (3a ed.). São Paulo: Pioneira, 1998.
CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração (7a ed.). Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
CUPULILLE, M. M. (2011). Benchmarking: Uma ferramenta para ganho de competitividade. Pós-graduação “lato sensu” projeto a vez do mestre. Universidade Candido Mendes. Disponível em: https://conic-semesp.org.br/anais/files/2015/1000020757.pdf. Acesso em: 3 dez. 2022.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social (6a ed.). São Paulo: Atlas, 2008.
LEIBFRIED, H. J., & KATHLEEN, P. A. Benchmarking – Uma ferramenta para a melhoria contínua (1a ed.). São Paulo: Editora Campus, 1994.
MELLO, C. H. P. Gestão da qualidade (1ª ed). São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
PINTO, L. F. da S. O homem, o arco e a flecha: em direção à teoria geral da estratégia. Brasília: Editora Senac, 2007.
PORTO, G. B., PEREIRA, M. de C., & PEREIRA, A. P. da C. (2017). Benchmarking em marketing: uma revisão bibliográfica. Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo, 11(3), 1-19. Disponível em: http://www.observatoriodoturismo.org.br/ojs/index.php/rad/article/view/665/628. Acesso em: 3 dez. 2022.
PRODANOV, C. C., & FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico (2a ed.). Nova Hamburgo: Feevale, 2013.
SANTOS, J. C. B. dos. Benchmarking: como aprender com a concorrência (2a ed.). São Paulo: Atlas, 2008.
SPENDOLINI, M. J. Benchmarking. São Paulo: Makron Books, 1993.
VIEIRA, C. M. do C. (2017). Benchmarking para empresas consultoras: Uma abordagem preliminar (Dissertação de mestrado). Universidade do Porto. Disponível em: <https://sigarra.up.pt/fep/pt/pub_geral.show_file?pi_doc_id=31075>. Acesso em: 3 dez. 2022.
WATSON, G. H., & GREGORY, P. A. Benchmarking Estratégico. São Paulo: Makron Books, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Interface Tecnológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
- Resumo 507
- PDF 339