OTIMIZAÇÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS POR MEIO DA REDUÇÃO DOS DESPERDÍCIOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v19i2.1486

Palavras-chave:

Lean Manufacturing, Organização, Melhoria de Processos

Resumo

É de extrema importância para toda e qualquer empresa compreender toda a cadeia de suprimentos envolvida dentro de um determinado processo, pois assim pode-se entender onde estão todas as entradas e saídas do mesmo. Ao estudar o departamento de logística uma grande empresa do agronegócio do sudeste brasileiro, foi possível aplicar o conceito do Sistema Toyota de Produção (lean manufacturing), para identificar todos os desperdícios durante as funções exercidas pelos colaboradores, tendo como objetivo minimizá-los. A metodologia utilizada para o trabalho foi uma pesquisa qualitativa dentro da organização, com base na ferramenta design thinking, fluxogramas, tabelas e croquis. Os resultados obtidos com a pesquisa foram satisfatórios, comprovando que sempre é possível identificar um fluxo corrompido e corrigi-lo, agregando valor na produção, conclui-se então que a logística é fundamental para solução de problemas, permitindo entregar o produto certo, no momento certo, com qualidade necessária para satisfação mútua de interesses empresariais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BOWERSOX, D. J.; CLOSS, David J. Logística empresarial: o processo de integração da cadeia de suprimentos. São Paulo: Atlas, 2001.

CAMPOS, V. F. Gerenciamento da rotina do trabalho do dia-a-dia. Belo Horizonte: Editora Fundação Christiano Ottoni, 1996.

CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações: edição compacta. 3 ed. Rio de Janeiro: Campus, 2004

DEMING, W. E. Qualidade: a revolução da administração. Rio de Janeiro: Marques-Saraiva, 1990.

KALKMANN, G. L. Qualidade Necessária: para empresas de serviços contábeis. Itajaí: Berger, 2002.

MACHADO, J. L. O papel do serviço público municipal na logística reversa do óleo de cozinha. – São Paulo, SP: [s.n], 2009.

MARTINS, E. Contabilidade de custos. - 9. ed. - São Paulo: Atlas, 2010.

MARTINS, M. A. Gestão Educacional: Planejamento Estratégico e Marketing. l. ed. Rio de Janeiro. Brasport, 2007.

NOVAES, A. G. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição: estratégia, operação e avaliação. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

OHNO, T. Sistema Toyota de Produção – Além da Produção em Larga Escala. Porto Alegre, 1997.

PIMENTEL, Cinthia. ONDE ESTÁ O DESPERDÍCIO? CONHEÇA OS 8 TIPOS MAIS COMUNS NAS EMPRESAS. Senai, 2021. Disponível em: <https://senaies.com.br/news/onde-esta-o-desperdicio-conheca-os-8-tipos-mais-comuns-nas-empresas/>. Acesso em: 02/04/2022.

SILVA, J. M. 5s: o ambiente da qualidade. 2 ed. Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni, Escola de Engenharia da UFMG, 1994.

___________. O ambiente da qualidade na prática 5s. 3. Ed. Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni, 1996.

Downloads

Publicado

20/12/2022

Como Citar

BAPTISTA, M. A.; DE LIMA, C. M.; MENDES, O. L. OTIMIZAÇÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS POR MEIO DA REDUÇÃO DOS DESPERDÍCIOS. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 949–960, 2022. DOI: 10.31510/infa.v19i2.1486. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/1486. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Produção Industrial

Métricas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>