TDIC – UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
das possibilidades e inovações à superação de barreiras e desafios
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v19i2.1438Palavras-chave:
Tecnologias Digitais, Ensino Superior, Desafios, SuperaçãoResumo
A tecnologia digital da informação e comunicação (TDIC), está cada vez mais integrada ao nosso cotidiano, em todos os aspectos e ambientes, trazendo grandes desafios e mudanças para a sociedade contemporânea. A introdução das tecnologias digitais no ensino superior traz grandes benefícios para educadores, alunos e para a área acadêmica no geral. No entanto, para que a integração das TDICs provoque mudanças no ambiente universitário, é necessário compreender as possibilidades, obstáculos, desafios e tendências necessárias para tal integração. Portanto, o objetivo deste trabalho é avaliar por meio de revisão bibliográfica utilizando múltiplas bases de dados, o uso de tecnologias digitais no ensino superior, seus desafios e superações. Contudo percebeu-se que a inserção da tecnologia digital no ambiente universitário brasileiro ainda é muito lenta. E tal lentidão ocorre devido à falta de investimentos em infraestrutura e equipamentos digitais necessários, pelas possibilidades dessas tecnologias e pela compreensão dessa formação docente integrada
Downloads
Métricas
Referências
BATES, A.W. Tony; SANGRÀ, Albert. Managing technology in higher education: Strategies for transforming teaching and learning. John Wiley & Sons, 2011.
KELLNER, Douglas. New technologies/new literacies: Reconstructing education for the new millennium. Teaching Education, v. 11, n. 3, 2000. 245-265 p. DOI: https://doi.org/10.1080/713698975
KENSKI, V. M. Usos das tecnologias no ensino superior. Tecnologias e Tempo docente. Campinas, SP: Papirus, 2013. 69-77 p.
LAURILLARD, Diana. Rethinking university teaching: A conversational framework for the effective use of learning technologies. Routledge, 2007.
LEMOS, André. Cibercultura: alguns pontos para compreender a nossa época. Olhares sobre a cibercultura. Porto Alegre: Sulina, 2003.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. 3. ed. São Paulo: Editora 34, 2010, 272 p.
MORAN, José Manuel. Educação a distância. Summus Editorial, 2013.
PESCE, Lucila Maria; BRUNO, Adriana Rocha. Formação do professor universitário e a integração das tecnologias digitais da informação e comunicação à prática docente: desafios e possibilidades. Educação em Perspectiva, v. 4, n. 2, 2014.
POLLY, Drew; GRANT, Michael M.; GIKAS, Joanne. Supporting technology integration in higher education: The role of professional development. In: Technology integration in higher education: Social and organizational aspects. IGI Global, 2011. 58-71 p. DOI: https://doi.org/10.4018/978-1-60960-147-8.ch005
PRETTO, Nelson De Luca; RICCIO, Nicia Cristina Rocha. A formação continuada de professores universitários e as tecnologias digitais. Educar em revista, n. 37, 2010. 153-169 p. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40602010000200010
RENES, Susan L.; STRANGE, Anthony T. Using technology to enhance higher education. Innovative Higher Education, v. 36, n. 3, 2011. 203-213 p. DOI: https://doi.org/10.1007/s10755-010-9167-3
ROGERS, Patricia L. Barriers to adopting emerging technologies in education. Journal of educational computing research, v. 22, n. 4, 2000. 455-472 p. DOI: https://doi.org/10.2190/4UJE-B6VW-A30N-MCE5
SANGRÀ, A. Entrevista Albert Sangrà. Lisboa: LE@ D, Universidade Aberta, v. 1, 2012.
SHIRKY, Clay. A cultura da participação: criatividade e generosidade no mundo conectado. Editora Schwarcz-Companhia das Letras, 2011.
TAYLOR, M. C. Speed kills: Fast is never fast enough. The Chronicle of Higher Education, 2014. Disponível em: https://www.chronicle.com/article/speed-kills/. Acesso em: 05 jun. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Interface Tecnológica
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.