ARROZ
uma descrição do mercado
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v19i2.1436Palavras-chave:
Arroz., Comercialização., Produção., Importação., Exportação.Resumo
O arroz (Oryza sativa) foi introduzido no Brasil em 1530 pelo comboio de Pedro Álvares Cabral na Capitania de São Vicente. A expansão da produção ocorreu primeiro no litoral e posteriormente para o interior do Brasil com as pastagens e o cultivo do café. É o segundo cereal mais produzido e consumido no mundo, ficando atrás apenas do trigo. Esta pesquisa objetivou fazer um levantamento da produção e do mercado de arroz. Para compreender o mercado do arroz foram realizadas pesquisas teóricas e quantitativas para ordenar e classificar os países participantes deste mercado. O cultivo de arroz ocorre principalmente em países populosos e de baixa renda. No Brasil a produção concentra-se na região sul, que é responsável por mais de 82% da produção. Em 2020 os estoques mundiais foram de 37% das necessidades de consumo. A China dominou o mercado de arroz, como maior produtor e importador; sétimo maior exportador; e, com um consumo per capita anual acima de 100 Kg. O Brasil foi o 9º maior produtor, 10º maior exportador, 18º maior importador. Os principais compradores do arroz brasileiro foram a Venezuela (20,6%) e o Peru (12,1%). A maior parte das importações de arroz do Brasil foram dos países do Mercosul. O consumo per capita de arroz beneficiado no Brasil em 2022 foi 33,1 Kg. O arroz é um produto acessível para o trabalhador de baixa renda, e qualquer mudança no consumo ou na oferta pode provocar desequilíbrios nos preços de mercado.
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