ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES SOBRE A IMPLANTAÇÃO DO MÉTODO 5S EM UMA EMPRESA METALÚRGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v19i2.1430

Palavras-chave:

Método 5S, Aplicação, Estudo de caso

Resumo

O objetivo deste artigo foi de buscar a compreensão do 5S aplicado nas organizações sob a ótica dos colaboradores. Para tanto teve como cunho levantamentos teóricos baseado em publicação de livros, monografias e artigos sobre o método 5S. Na sequência apresenta um estudo de caso em uma empresa do seguimento metalúrgico situada em uma cidade no interior de São Paulo. A pesquisa foi elaborada com 50 colaboradores com aplicação de questionário. Para poder comparar os resultados, foi feita uma análise de estatística descritiva por meio da tabulação de dados, considerando as variáveis discretas e realizando uma análise de frequência média. O questionário foi direto e objetivo para constatar qual dos sensos trouxe melhorias com a implantação do Programa 5S para a empresa. Para análise do 5S foram utilizados os fatores (Ótimo, Bom e Regular) estes foram tabulados em planilhas eletrônicas utilizando o aplicativo Microsoft Excel, e a cada questionário foi obtida uma nota, as quais foram utilizadas para análise do 5S. Concluir-se-á que, este estudo obteve êxito, pois atingiu os objetivos proposto, proporcionou ainda um centro de informações uteis, com conceitos fundamentais na implantação do método 5S.  Sendo que, o 5S da parâmetros para a melhoria em todos os nos setores de uma organização.  Salienta-se que para a aplicação do método 5S nas empresas, para ter sucesso é necessário a aceitabilidade dos colaboradores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

CARVALHO, Marly Monteiro de; PALADINI, Edson P. Gestão da Qualidade: Teoria e Casos. 2012.

FALKOWSKI, Paweł; KITOWSKI, Przemysław. The 5S methodology as a tool for improving organization of production. PhD Interdisciplinary Journal, v. 4, n. 1, p. 127-133, 2013.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2007.

LOBO, Renato Nogueirol. Gestão da qualidade. 2ª ed. São Paulo: Érica, 2020. 216p.

MARSHALL JUNIOR. Isnard. Gestão da qualidade. 10 ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2012.

MONDEN, Yasuhiro. Sistema Toyota de Produção: Uma abordagem integrada ao just-in-Time. 4ª ed Porto Alegre: Bookman, 2015.

MONTEIRO JUNIOR, Aluisio dos Santos.; SILVA Loyola Silva.; COSTA Jacqueline Santos. Contribuição da metodologia 5S em uma empresa fabricante de embalagem de alumínio. Trabalho apresentado no VII Congresso Nacional de Excelência em Gestão, Evento Interinstitucional Excelência em Gestão, Niterói – Rio de Janeiro, 2011. Disponível em; <http://www.excelenciaemgestao.org/portals/2/ pdf> Acesso em: 12 mai. 2022.

RAMPAZO, Lino. Metodologia Científica. 3ª Edição. São Paulo/SP, Brasil. Edições Loyola – 2005.

SEBRAE- Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas- Como o ‘Método 5S’ garante o sucesso da sua empresa. Disponível em: <https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/ms/artigos/como-o-metodo-5s-> Acesso em 22 de jan. de 2022.

VELOSO, Naiale Fernanda da Silva; SOARES, Rodrigo. Proposta para Implantação 5S. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Londrina, 2013.

Downloads

Publicado

20/12/2022

Como Citar

MARCHETI, L. E.; MAGRINI, R. C. .; PANDOLFI, M. A. C. . ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES SOBRE A IMPLANTAÇÃO DO MÉTODO 5S EM UMA EMPRESA METALÚRGICA. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 891–901, 2022. DOI: 10.31510/infa.v19i2.1430. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/1430. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Produção Industrial

Métricas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>