O IMPACTO DE UM SISTEMA ERP NA GESTÃO DE ESTOQUES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v19i2.1429

Palavras-chave:

padronização da rotina, gestão de estoque, sistema de gestão integrado, ERP, acuracidade

Resumo

O contexto deste estudo foi demonstrar os fatores críticos e a mudança organizacional que um sistema de gerenciamento integrado (ERP) traz para uma empresa. Por meio de uma revisão bibliográfica foram abordados os conceitos de gestão de estoques e sistemas de gerenciamento integrados, tais análises resultaram na determinação da importância em se mapear os fluxos de processos, e a partir disso, criar uma padronização da rotina com foco na solução dos problemas. A metodologia baseou-se na aplicação de uma pesquisa descritiva, tendo como objeto uma situação real no ambiente de trabalho em uma empresa do ramo alimentício. Como resultado direto, identificou-se a desburocratização dos processos, a redução significativa dos tempos operacionais e gerenciais, maior eficiência no atendimento aos clientes internos, diminuição das movimentações, assertividade nas localizações e métodos de armazenagem de acordo com a classificação dos materiais produtivos e improdutivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ARNOLD, J. R. T. In: Administração de Materiais. 1. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

CAMPOS, V. F. In: Gerenciamento da rotina do trabalho no dia-a-dia. 9. ed. Belo Horizonte: INDG, 2013.

CHIAVENATO, I. In: Iniciação à Administração de Materiais. 1. ed. São Paulo: Makron, McGraw-Hill, 1991.

DIAS, M. A. P. In: Administração de Materiais: Uma Abordagem Logística. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1993.

DIAS, M. A. P. In: Administração de Materiais, Edição Compacta. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1995.

FARIAS, A. C., ALT, CUNHA, I., ALT, FELIPE, Y. X. In: Manual Prático para Elaboração de Monografias. 6. ed. São Paulo: Vozes, 1996.

MARCONI, M. A., ALT, LAKATOS, E. M. In: Técnicas de Pesquisa. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

MARTINS, P. G., ALT, CAMPO, P. R. In: Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2006.

PINEZE, E.C; CONSONI, R.C; MARQUES L.C. In: Procedimentos Operacionais de uma indústria farmacêutica: proposta de critérios de elaboração. Disponível em: Acesso em 10 janeiro 2022.

SANTOS, A. A. In: ERP e Sistemas de Informações Gerenciais. São Paulo: Editora Atlas, 2013.

SOUZA, C. A. de., ALT, SACCOL, A. Z. In: Sistema ERP no Brasil: (Enterprise Resource Planning): teoria e casos. 1. ed. – 4 reimpressão. São Paulo: Atlas, 2009.

TURBAN, E.; MCLEAN, E.; WETHERBE, L. C. In: Tecnologia da informação para gestão: Transformando os negócios na economia digital. 6. ed. São Paulo: Editora Bookman, 2010.

VIANA, J. J. In: Administração de Materiais, Um Enfoque Prático. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

Downloads

Publicado

20/12/2022

Como Citar

PAIVA, A. L. do N.; LANZOTTI, C. R. O IMPACTO DE UM SISTEMA ERP NA GESTÃO DE ESTOQUES. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 879–890, 2022. DOI: 10.31510/infa.v19i2.1429. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/1429. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Produção Industrial

Métricas