QUALIDADE

até onde vai, em uma empresa?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v19i1.1374

Palavras-chave:

Volatilidade, Qualidade, Resultados

Resumo

No cenário mundial, visiona-se que existe uma extrema volatilidade de negócios e que as exigências do consumidor quanto à expectativa gerada por algo, é muito intensa. Desafios cada vez maiores, fazem com que empresas se movam em direção a superioridade de seu empreendimento - para coexistirem em um mercado “predatório” - através de meios de cooptação e correção de erros e falhas de processo, em busca de uma qualidade acertada. Portanto, o presente trabalho tem como intuito abordar a complexidade do tema qualidade e a sua determinação por meio da gestão da qualidade ou qualidade total, expondo as áreas departamentais que estão ligadas a gestão da qualidade e detalhar a importância dela no processo de melhoria contínua e qual o papel do capital humano. Na interpretação que o autor leva a este artigo, além do embasamento teórico inserido, através da leitura e releitura de textos base no referencial teórico com o tema qualidade, entende-se que as empresas possuem limitações e conflitos internos (e até externos) por não terem metas muito bem esclarecidas no que se tange promover a qualidade do seu produto através da ramificação de seus processos, ou seja, não somente as partes, mas ao todo. A importância de uma gestão pautada na estrutura da qualidade de resultados dentro de uma organização, reduzindo-se custos, ociosidade e ampliando ganhos, traz-se resultados que, de fato não ocorrem de imediato, mas se buscados com afinco, se realizam e passam a trazer resultados que outrora pareciam impossíveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ALBUQUERQUE, Ageu. Gestão da Qualidade: conceitos e técnicas. 2. Ed. São Paulo: Editora Atlas S.A, 2012. Disponível em: https://www.academia.edu/43268388/Ferramentas da qualidade?bulkDownload=thisPaper-topRelated-sameAuthor-citingThis-citiedByThis-secondOderCitationsfrom=cover_page. Acesso em: 05 ago. 2021

ALMÉRI, T. M.; BARBOSA, E. G.; NASCIMENTO, A. Conflitos Organizacionais: os diversos tipos de conflitos interpessoais nas organizações suas causas e efeitos. Unifateia Disponível em: https://unifatea.com.br/seer3/index.php/RAF/article/view/699/640. Acesso em: 10 maio. 2022

BARBOSA FILHO, Antonio Nunes. Segurança do Trabalho & Gestão Ambiental. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1983-6023.sank.2009.88749

CARLOS, C. M. G.; BAZON, S.; OLIVEIRA, W. DE. A Importância Do Treinamento E Desenvolvimento Nas Empresas De Pequeno Porte Na Cidade De Araras., Araras, 2012 Disponível em: http://revistaunar.com.br/cientifica/documentos/vol6_n1_2012/2_a_importancia_do_treinamento.pdf. Acesso em: 13 maio. 2022.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas e o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

DAMODORAN, Aswath. Gestão Estratégica do Risco: uma referência para tomada de riscos empresariais. Porto Alegre: Artmed Editora S.A, 2008. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=SAC_xaM8-wQC&oi=fnd&pg=PA9&dq=gest%C3%A3o+estrat%C3%A9gica&ots=0fJmHOMkVr&sig=_Bn19bxYvmd7keUA3PEKFxmczOU#v=onepage&q=gest%C3%A3o%20estrat%C3%A9gica&f=false. Acesso em: 27 fev. 2022.

DANIEL, É. A.; MURBACK, F. G. R. Levantamento Bibliográfico do Uso das Ferramentas da Qualidade. Gestão & Conhecimento, Poços de Caldas, 2014. Disponível em: https://www.pucpcaldas.br/graduacao/administracao/revista/artigos/v2014/Artigo16_2014.pdf. Acesso em: 28 fev. 2022.

DAVIS, Keith; NEWSTROM, John W. Comportamento humano no trabalho: uma abordagem psicológica. São Paulo: Pioneira, 1992.

DECOURT, Felipe; DA ROCHA NEVES, Hamilton; ROBERTO BALDNER, Paulo. Planejamento e Gestão Estratégica. 1. ed. Rio de janeiro: FGV, 2012

DOS SANTOS, Patrícia Fonseca. Qualidade. Estudo da gestão da qualidade total e sua influência na produtividade industrial. Ponta Grossa, Paraná. p. 13-27, 2017. Disponível em: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/7891/1/PG_CEEP_2016_1_17.pdf. Acesso em: 13 set. 2021.

GIMENES, A. M.; CIEL, S. R. M. del; COSTA, A. K. G.; OLIVEIRA, A. M. de. O Papel Dos Líderes Nas Organizações. Revista Eletrônica – INESUL, Londrina, 2022. Disponível em: https://www.inesul.edu.br/revista/arquivos/arq-idvol_52_1512679666.pdf. Acesso em: 03 mar. 2022.

GONÇALVES, L. R. Um estudo sobre gestão pela qualidade total na indústria de máquinas e equipamentos. Interface Tecnológica (FATECTQ) - v. 16, n. 2, p. 428-440, 2019. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/index.php/interfacetecnologica/article/view/636/444. Acesso em: 17 set. 2021. LEITE, P. A. R.; LOTT, T. C. C. Treinamento E Desenvolvimento Organizacional, Uma Ferramenta Nas Empresas Atuais. Revista Científica Semana Acadêmica, Fortaleza, v. 42, n. 1, 2013. Disponível em: https://semanaacademica.org.br/system/files/artigos/treinamento_e_desenvolvimento_organizacional_uma_ferramenta_nas_empresas_atuais.pdf. Acesso em: 06 mar. 2022.

MARSHALL JUNIOR, Isnard; CIERCO, Agliberto Alves; ROCHA, Alexandre Varanda; MOTA, Edmarson Bacelar; LEUSIN, Sérgio. Gestão da Qualidade. 8. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006.

McLEOD, S. Maslow's Hierarchy of Needs. In: SIMPLY PSYCHOLOGY. 2020. Disponível em: https://www.simplypsychology.org/maslow.html. Acesso em: 27 fev. 2022.

MICHEL, F. V. As Duas Grandes Guerras Mundiais: O Legado Tecnológico. In: UOL, 2022. Disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/historia-geral/as-duas-grandes-guerras-mundiais-o-legado-tecnologico.htm. Acesso em: 02 mar. 2022.

PALADINI, Edson Pacheco; BOUER, Gregório; FERREIRA, José Joaquin do Amaral; CARVALHO, Marly Monteiro de; MIGUEL, Paulo Augusto Cauchick; SAMOHIL, Robert Wayne; ROTONDARO, Roberto Gilioli. Gestão da Qualidade: teoria e casos. 2. ed. Rio de Janeiro: Gen Ltc, 2012. Disponível em: https://qdoc.tips/download/gestao-da-qualidade-teoria-e-casos-edson-p-paladino-elsevierpdf-pdf-free.html. Acesso em: 26 fev. 2022.

PAULUS, Kéllyta Rodrigues; BONFÁ, Maximiliano Barroso. Administração da Qualidade Total em uma Industria de Couros da Região de Cacoal – RO. 2018. Disponível em: https://fapb.edu.br/wp-content/uploads/sites/13/2018/02/ed3/2.pdf. Acesso em: 20 set. 2021.

PRADO, L. S.; PAULA, V. A. F.; PAULA, V. M. F.; MARTINELLI, D. P. a Gestão Sistêmica de Empresas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS, 9., Palmas, 2013. Disponível em: http://isssbrasil.usp.br/artigos/9cbs_3_.pdf. Acesso em: 06 mar. 2022.

PRESOTTO, A. Motivação: Pirâmide de Maslow. In: Alura, 2021. Disponível em: https://www.alura.com.br/artigos/piramide-de-maslow. Acesso em: 26 fev. 2022.

SILVA, A. S. B. da; BERNARDO, A. C. F.; RIBEIRO, D.; MARIER, J. B. A.; BELLINE, Y. P. Qualidade Total: Os Princípios De Deming Em Uma Multinacional. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, XXXVI, João Pessoa/PB, 2016. Disponível em: http://www.abepro.org.br/biblioteca/TN_STP_227_328_29587.pdf. Acesso em: 26 fev. 2022.

Downloads

Publicado

30/06/2022

Como Citar

SILVA, A. H. da; RODOLPHO, D. . QUALIDADE: até onde vai, em uma empresa?. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 352–364, 2022. DOI: 10.31510/infa.v19i1.1374. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/1374. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Produção Industrial

Métricas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>