ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO E DESAFIOS FRENTE A UM CENÁRIO DE PANDEMIA
estudo de caso com a Mondelēz Brasil
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v19i1.1355Palavras-chave:
Estratégias de comunicação., E-commerce., Pandemia., Covid-19.Resumo
Manter um bom relacionamento com clientes é essencial para o sucesso nos negócios, por isso, com a chegada da pandemia de Covid-19, o uso da Internet se tornou fundamental para estreitar laços e continuar a oferecer diversos tipos de produtos e serviços. Tendo em vista tal cenário, este estudo procura compreender alguns impactos e desafios impostos às empresas frente à crise causada pela pandemia, que afetou consideravelmente a economia global, avaliando como as estratégias de comunicação podem contribuir para os negócios permanecerem ativos em mercados altamente competitivos. No intuito de observar na prática os conceitos teóricos, o trabalho apresenta o caso da Mondelēz Brasil, uma corporação do grupo Mondelēz International, que mesmo muito bem estruturada no país e com recursos à disposição, não ficou imune às dificuldades, precisando repensar muitos dos seus processos para continuar a prosperar. O que se percebe, a partir deste estudo, é que principalmente nos momentos mais difíceis, as empresas devem saber agir rapidamente, manter o alinhamento de suas estratégias empresariais e continuar a investir em pesquisa, desenvolvimento e inovação a fim de superar as crises e continuar a crescer diante de tantas dificuldades.
Downloads
Métricas
Referências
APOSTA em produtos mais saudáveis e e-commerce. Diário de Pernambuco, 13 out. 2018. Disponível em: < https://bit.ly/3wFZpIL >. Acesso em: 10 nov. 2021.
DI FELICE, Massimo. Das tecnologias da democracia para as tecnologias da colaboração. IN: ________ (org.). Do público para as redes. São Caetano do Sul: Difusão, 2008.
ENTENDA os impactos da pandemia de coronavírus nas economias global e brasileira. G1, 26 fev. 2020. Disponível em: <https://glo.bo/2UOVpaj>. Acesso em: 26 ago. 2021.
FATURAMENTO do e-commerce cresce 56,8% neste ano e chega a R$ 41,92 bilhões. ABCOMM, 21 set. 2020. Disponível em: <https://bit.ly/3jk0OzL>. Acesso em: 26 ago. 2021.
GRANDI, Guilherme. Alimentos de indulgência fazem e-commerce da Mondelez crescer 597% na pandemia. Gazeta do Povo, 9 set. 2021. Disponível em: < https://bit.ly/30cgdLQ >. Acesso em: 10 nov. 2021.
GUIMARÃES, Leonardo. As marcas da pandemia nas operações de Nestlé e Mondelēz no Brasil. Novarejo, 10 jul. 2020. Disponível em: < https://bit.ly/3Hcm58a >. Acesso em: 10 nov. 2021.
HOOTSUITE. Digital 2021. Hootsuite, 2021. Disponível em: < https://bit.ly/3AIcHoq >. Acesso em: 13 set. 2021.
KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. Rio de Janeiro: Campus, 2010.
______________. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.
LIMA, Bruno. A lição da Mondelez sobre marketing humanizado para gerar conexões. Consumidor Moderno, 21 abr. 2021. Disponível em: < https://bit.ly/3C4cGM8 >. Acesso em: 10 nov. 2021.
LONGO, Walter. Marketing e Comunicação na Era Pós-Digital: as regras mudaram. Rio de Janeiro: Alta Books, 2019.
MARQUES, Guilherme. Chegamos a crescer 10 vezes no e-commerce, diz diretor da Mondelēz International. DCX Digital, s.d. Disponível em: < https://bit.ly/3HdcRbO >. Acesso em: 10 nov. 2021.
PAINEL CORONAVÍRUS. Ministério da Saúde - Governo Federal, 2021. Disponível em: <https://covid.saude.gov.br/>. Acesso em: 26 ago. 2021.
QUAIS as principais estratégias de comunicação de marketing? SEBRAE, 26 fev. 2021. Disponível em: < https://bit.ly/3BFtiux >. Acesso em: 14 set. 2021.
REPRESENTANTES do do Grupo Boticário e Mondelez Internacional falam sobre transformação digital. Jornada Digital, Sistema Fiep, 18 jul. 2019. Disponível em: < https://bit.ly/3koF8mc >. Acesso em: 10 nov. 2021.
ROSCOE, Beatriz; NOBREGA, Ighor. 1 ano de pandemia: lockdown, vacinas e crise econômica mundial. Poder 360, 11 mar. 2021. Disponível em: < https://bit.ly/3v7s9JA >. Acesso em: 13 set. 2021.
SANTOS, Ana L. Empresas devem tirar lições e traçar estratégias para o pós-pandemia. Correio Braziliense, 12 jul. 2020. Disponível em: < https://bit.ly/3oWb7NC >. Acesso em: 13 set. 2021.
SOBRE a Mondelez Brasil. InfoJobs, 2021. Disponível em: < https://bit.ly/3klugFp >. Acesso em: 10 nov. 2021.
STATE OF SNACKING: 2020 Global Consumer Snacking Trends Study. Mondelēz Internacional, 2020. Disponível em: < https://bit.ly/3n11njz >. Acesso em: 11 nov. 2021.
VIEIRA, Sérgio. O doce desafio da Mondelēz. ISTOÉ Dinheiro, 12 fev. 2021. Disponível em: < https://bit.ly/3D3Kpql >. Acesso em: 10 nov. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Interface Tecnológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
- Resumo 195
- PDF 146