COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR E MARCAS DE CALÇADOS

uma análise sobre consumo e influência social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v19i1.1354

Palavras-chave:

comportamento do consumidor, consumo, marcas, influências sociais

Resumo

Ao considerar que, mais do que o consumo de produtos, as marcas comerciais ligam-se ao estilo de vida das pessoas, este estudo procura avaliar o comportamento dos consumidores em relação às suas marcas favoritas e qual o nível de influência de terceiros nestas escolhas. Direcionando-se às marcas de calçados, o trabalho apresenta um levantamento aplicado, em que consumidores são questionados acerca de seus hábitos de consumo e as razões que os levam à escolha de uma determinada marca. O que se observa é que a escolha ou o favoritismo por uma marca vai além de uma análise meramente racional e que considera apenas a qualidade ou as características físicas dos bens. Pelo contrário, tal escolha reflete um julgamento de valores, relacionado ao meio ao qual o indivíduo está inserido ou deseja pertencer, no intuito de agregar valor a si perante outros membros da sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

AMADO, Jorge. Capitães de Areia. São Paulo: Companhia das Letras, 1937.

BAUDRILLARD, Jean. A sociedade de consumo. 2 ed. Lisboa: Edições 70, 2007.

BAUMAN, Zygmunt. Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.

__________. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

LIPOVETSKY, Gilles. A felicidade paradoxal: ensaio sobre a sociedade do hiperconsumo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

MASLOW, Abraham H. A theory of Human Motivation. Psychological Review, n.50, p. 370-396, jul. 1943. Disponível em: < https://bit.ly/38qZbKx >. Acesso em: 10 mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.1037/h0054346

MCCRACKEN, Grant. Comunicação e consumo: novas abordagens ao caráter simbólico dos bens e das atividades de consumo. Rio de Janeiro: Mauad, 2003.

QUESSADA, Dominique. O poder da publicidade na sociedade consumida pelas marcas: como a globalização impõe produtos, sonhos e ilusões. São Paulo: Futura, 2003.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 25 ed. Rio de Janeiro: Record, 2015.

SCHWERINER, Mario E. R. Comportamento do consumidor: identificando necejos e supérfluos essenciais. São Paulo: Saraiva, 2006.

SEMPRINI, Andrea. A marca pós-moderna: poder e fragilidade da marca na sociedade contemporânea. 2 ed. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2010.

VEBLEN, Thorstein B. A teoria da classe ociosa: um estudo econômico das instituições. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

ZOHAR, Danah; MARSHALL, Ian. Capital espiritual: usando as inteligências racional, emocional e espiritual para realizar transformações pessoais e profissionais. Rio de Janeiro: Best Seller, 2006.

Downloads

Publicado

30/06/2022

Como Citar

DE VASCONCELOS FERREIRA, H.; HENRIQUE TOSCANO PESSOTA, F.; HENRIQUE DEL VECHIO, G. COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR E MARCAS DE CALÇADOS : uma análise sobre consumo e influência social . Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 112–123, 2022. DOI: 10.31510/infa.v19i1.1354. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/1354. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Gestão Empresarial

Métricas