A IMPORTÂNCIA DO E-COMMERCE NO PROCESSO DE COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS, MERCADORIAS E SERVIÇOS DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS – MPES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v18i2.1327

Palavras-chave:

Comércio Digital, Loja Virtual, Pandemia, Venda na Web

Resumo

No ambiente econômico, a Tecnologia e Internet têm se mostrado uma significativa força no contexto de vendas e divulgação das marcas e uma possibilidade de ampliar a possibilidade de negócios em todo o planeta. Este trabalho consiste em mostrar a importância e desafios do e-commerce como alternativa para micro e pequenas empresas levando em conta suas especificidades e dados informados no estado de São Paulo para essas organizações. A pesquisa contextualiza sobre o efeito da pandemia do Covid-19, no contexto empresarial nacional, no qual obrigou as empresas e consumidores a adotarem novos meios de realizar transações em função do distanciamento social, restrições sanitárias e a suspensão das atividades comerciais para serviços e produtos não essenciais. A metodologia empregada fundamentou-se na revisão bibliográfica que examina materiais, livros, artigos e demais publicações que sustentam os argumentos e colaboram na formulação do projeto, que aponta na relevância e desafios da modalidade de e-commerce para Micro e Pequenas Empresas. Os resultados apontaram que a modalidade online integra a área de vendas (física e digital), financeira, logística e a possibilidade de redes sociais, que podem ser associados a diferentes tipos de e-commerce, sendo eles: negócios para negócios, negócios para consumidor, negócios para o poder público e consumidor para consumidor, por meio de vantagens e desvantagens. Foi possível concluir que o e-commerce planejado e integrado permite a empresa levar sua marca para o mundo todo, porém, é preciso planejamento e controle, pessoas e integração com setores internos e externos, visando oferecer as melhores vendas para quem busca valor e diferenciação.

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Publicado

20/12/2021

Como Citar

DA SILVA PEREIRA, G.; SCOMBATTI PINTO, G. . A IMPORTÂNCIA DO E-COMMERCE NO PROCESSO DE COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS, MERCADORIAS E SERVIÇOS DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS – MPES. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 316–328, 2021. DOI: 10.31510/infa.v18i2.1327. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/1327. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Informática

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