ABORDAGENS DO DESIGN EMOCIONAL NA CONSTRUÇÃO DE INTERFACES PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v18i2.1300

Palavras-chave:

Design Emocional, Autismo, Design Participativo, Interface

Resumo

Visando analisar o contexto inclusivo no ramo das pesquisas, afunilando temas que estão relacionados ao desenvolvimento de produtos para, especificamente, crianças dentro do espectro autista e entender como os pesquisadores têm construído seus trabalhos sobre esse assunto, o presente artigo foi formulado para entender como essas pesquisas que usam abordagens do design emocional para a construção de interfaces para crianças autistas estão sendo elaboradas ao redor do mundo, com isso será possível responder questionamentos relevantes para compreender como o design emocional pode auxiliar no desenvolvimento dessas interfaces, também quais metodologias são mais utilizadas pelos pesquisadores e como eles abordam as emoções das crianças que participam de seus estudos. Este estudo teve como método de pesquisa o mapeamento sistemático da literatura. Os resultados apresentaram conclusões relevantes sobre os questionamentos citados anteriormente, tal como a que o design emocional não é utilizado de maneira única, mas sim acompanhada de outras abordagens e metodologias, como o design participativo, onde se torna possível inserir a criança no processo de construção do design de interfaces, juntamente com seus pais e demais profissionais como psicólogos e os próprios pesquisadores e designers.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ALARCON-LICONA, Susana; LOKE, Lian; AHMADPOUR, Naseem. From autism educators to game designers: integrating teaching strategies into game design for autism education support. OzCHI ‘18: Proceedings of the 30th Australian Conference on Computer-Human Interaction, Melbourne, Australia, p. 58-62, 4 dez. 2018. DOI 10.1145/3292147.3292208. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/10.1145/3292147.3292208. Acesso em: 31 maio 2021.

AMERICAN PSYCHIATRY ASSOCIATION. DSM-5: Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. 5. ed. atual. Porto Alegre: Artmed, 2017. ISBN 978-85-8271-183-5. E-book.

CIBRIAN, Franceli Linney et al. A Step towards Identifying the Sound Preferences of Children with Autism. PervasiveHealth ‘18: Proceedings of the 12th EAI International Conference on Pervasive Computing Technologies for Healthcare, NY, New York, USA, p. 158–167, 21 maio 2018. DOI 10.1145/3240925.3240958. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/10.1145/3240925.3240958. Acesso em: 31 maio 2021.

DERMEVAL, Diego; COELHO, Jorge A. P. de M.; BITTENCOURT, Ig I. Mapeamento Sistemático e Revisão Sistemática da Literatura em Informática na Educação. In: JAQUES, Patrícia Augustin; SIQUEIRA; Sean; BITTENCOURT, Ig; PIMENTEL, Mariano. (Org.) Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Abordagem Quantitativa. Porto Alegre: SBC, 2020. (Série Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação, v. 2) Disponível em: https://metodologia.ceie-br.org/livro-2. Acesso em: 17 ago. 2021.

FEITOSA, Marina Araújo F; FIGUEIRÔA, Carolina F; NAGAI, Luana. A influência do design emocional em projetos de artefatos inclusivos para autistas - Estudo de caso: Squease Vest. 13º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, Joinville, SC, 05-08 nov. 2018. Disponível em: http://pdf.blucher.com.br.s3-sa-east-1.amazonaws.com/designproceedings/ped2018/4.3_ACO_02.pdf. Acesso em: 3 set. 2021.

FRANCISCO, Paulo César Moura; MENEZES, Alexandre Monteiro de. Design universal, acessibilidade e espaço construído. Construindo, Belo Horizonte, v. 3, ed. 1, p. 25-29, jan./jun. 2011. Disponível em: http://revista.fumec.br/index.php/construindo/article/view/1763. Acesso em: 3 set. 2021.

FRAUENBERGER, Christopher; MAKHAEVA, Julia; SPIEL, Katta. Designing Smart Objects with Autistic Children: Four Design Exposès. CHI ‘16: Proceedings of the 2016 CHI Conference on Human Factors in Computing Systems, California, San Jose, USA, p. 130–139, 7 maio 2017. DOI 10.1145/2858036.2858050. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/10.1145/2858036.2858050. Acesso em: 1 jun. 2021.

KITCHENHAM, B. Procedures for Performing Systematic Reviews, Technical Report. Departament of Computer Science Keele University. Keele. 2004.

LYU, Chengchen; CHEN, Hui; PENG, Xiaolan; XU, Tong; WANG, Hongan. DailyConnect: A Mobile Aid that Assists the Understanding of Situation-based Emotions for Children with ASDs. CHI EA ‘21: Extended Abstracts of the 2021 CHI Conference on Human Factors in Computing Systems, Yokohama, Japan, p. 1-6, 8 maio 2021. DOI 10.1145/3411763.3451578. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/10.1145/3411763.3451578. Acesso em: 31 maio 2021.

MELO, Aurea et al. Searching for Preferences of Autistic Children to Support the Design of User Interfaces. IHC 2017: Proceedings of the XVI Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, Joinville, Brazil, p. 1-10, 27 out. 2017. DOI 10.1145/3160504.3160536. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/10.1145/3160504.3160536. Acesso em: 1 jun. 2021.

NORMAN, Donald A. Design emocional: Por que adoramos (ou detestamos) os objetos do dia a dia. Rio de Janeiro: Rocco, 2008. 278 p. ISBN 978-85-325-2332-7.

SANTOS, Maria Isabel; BREDA, Ana M D Azevedo; ALMEIDA, Ana Margarida. Learning Environment for Autism Spectrum Disorders: a universal approach to the promotion of mathematical reasoning. DSAI 2016: Proceedings of the 7th International Conference on Software Development and Technologies for Enhancing Accessibility and Fighting Info-exclusion, Vila Real, Portugal, p. 162-169, 1 dez. 2016. DOI 10.1145/3019943.3019967. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/10.1145/3019943.3019967. Acesso em: 1 jun. 2021.

SAVALL, Ana Carolina Rodrigues; DIAS, Marcelo. Transtorno do Espectro Autista: do conceito ao processo terapêutico. São José - SC: FCEE, 2018. 152 p. ISBN 978-85-54307-07-3. E-book.

SILVA, Cátia Sofia Morgado Rafael. Design de Produto para Crianças Autistas. Orientador: Me. José Alves Pereira. 2011. 123 p. Dissertação (Mestre em Design de Produto) - Faculdade de Arquitectura, Universidade Técnica de Lisboa, Lisboa, 2011. Disponível em: https://www.repository.utl.pt/bitstream/10400.5/4695/1/DESIGN%20DE%20PRODUTO%20PARA%20CRIAN%c3%87AS%20AUTISTAS%20-%20C%c3%a1tia%20Morgado%20Rafael.pdf. Acesso em: 3 set. 2021.

TISMOO. O que é autismo ou Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)?. [S. l.], 20 ago. 2018. Disponível em: https://tismoo.us/saude/o-que-e-autismo-ou-transtorno-do-espectro-do-autismo-tea/. Acesso em: 31 ago. 2021.

TONETTO, Leandro Miletto; COSTA, Filipe Campelo Xavier da. Design Emocional: conceitos, abordagens e perspectivas de pesquisa. Strategic Design Research Journal, Rio Grande do Sul, v. 4, ed. 3, set./dez. 2011. DOI 10.4013/sdrj.2011.43.04. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/sdrj/article/view/4492. Acesso em: 3 set. 2021. DOI: https://doi.org/10.4013/sdrj.2011.43.04

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Autism spectrum disorders. [S. l.], 1 jun. 2021. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/autism-spectrum-disorders. Acesso em: 24 ago. 2021.

ZHU, Randy; HARDY, Dianna L; TRINA S, Trina S. Co-designing with Adolescents with Autism Spectrum Disorder: From Ideation to Implementation. OZCHI‘19: Proceedings of the 31st Australian Conference on Human-Computer-Interaction, WA, Fremantle, Australia, p. 106–116, 2 dez. 2019. DOI 10.1145/3369457.3370914. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/10.1145/3369457.3370914. Acesso em: 1 jun. 2021.

Downloads

Publicado

20/12/2021

Como Citar

SERATI, A. G. C.; CELENTANO, S. P.; GIBERTONI, D. ABORDAGENS DO DESIGN EMOCIONAL NA CONSTRUÇÃO DE INTERFACES PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 277–289, 2021. DOI: 10.31510/infa.v18i2.1300. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/1300. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Informática

Métricas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>