O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NA PANDEMIA DA COVID-19 NO BRASIL

Autores

Palavras-chave:

Comportamento do consumidor, Pandemia, Covid-19

Resumo

O presente artigo mostra os impactos no comportamento do consumidor diante à pandemia da Covid-19 no Brasil. A pandemia trouxe o distanciamento social como medida restritiva para controle da mobilidade da população por meio do fechamento de comércios (exceto os considerados essenciais), instituições públicas e privadas e qualquer outra atividade causadora de aglomeração de pessoas. Neste contexto, as empresas precisaram se reinventar para alcançar o consumidor que está isolado. E o comércio virtual foi a solução encontrada. O consumidor precisou adequar seus hábitos de compra. Desse modo, o objetivo da pesquisa é verificar o comportamento do consumidor em meio a atual crise sanitária no Brasil. A metodologia utilizada é uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa por meio de formulário online na cidade de Araraquara-SP e região. A amostra foi composta por 110 consumidores. Como resultado da pesquisa, constatamos que 43,6% dos consumidores preferem fazer a maioria de suas compras em lojas físicas e comprar, em menor proporção em lojas online enquanto 36,4% usam preferencialmente as lojas online sem deixar de usar as lojas físicas, porém, em menor proporção. Ainda 17,3% dos consumidores preferem compras exclusivamente em lojas físicas, sendo o principal diferencial de uma compra física a experiência material e sensorial com o produto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ABCOMM. Associação Brasileira de Comércio Eletrônico. E-commerce sente os impactos do novo coronavírus. Redação - 20/03/2020. Disponível em: <https://abcomm.org/noticias/e-commerce-sente-os-impactos-do-novo-coronavirus/>. Acesso em 02 de novembro de 2020.

AGÊNCIA BRASIL. Veja as medidas que cada estado está adotando para combater a covid-19. Redação - 28/03/2020. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-03/veja-medidas-que-cada-estado-esta-adotando-para-combater-covid-19>. Acesso em 02 de novembro de 2020.

ANG, S. H.; LEONG, S. M.; KOTLER, P. (2000). The Asian apocalypse: crisis marketing for consumers and businesses. Long Range Planning, 33(1), 97-119.

BRASIL. Ministério da Saúde. 2020. Coronavírus: saiba como o Governo Federal está agindo. Disponível em: < https://www.gov.br/pt-br/noticias/saude-e-vigilancia-sanitaria/2020/01/coronavirus-saiba-como-o-governo-federal-esta-agindo>. Acesso em 02 de novembro de 2020.

CHURCHILL, G. A.; PETER, J. Paul. Marketing: criando valor para o cliente. São Paulo: Saraiva, 2000.

ENGEL, J. F.; BLACKWELL, R. D.; MINIARD, P. W. Comportamento do consumidor. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000.

GULLO, M. C. R. A economia na pandemia covid-19: algumas considerações. Rosa dos Ventos – Turismo e Hospitalidade, v. 12, n. 3 – Especial Covid 19), 2020, pp. 1-8.

KAITAZ, M., & GUL, M. C. Consumer response to economic crisis and lessons for marketers: The Turkish experience. Journal of Business Research, v. 67, n.1, 2014, pp. 2701-2706.

KOTLER, P. Administração de marketing: análise planejamento, implementação e controle. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2000.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing.12 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

OPAS – Organização Pan-Americana da Saúde. OMS declara emergência de saúde pública de importância internacional por surto de novo coronavírus, 2020. Disponível em:

<https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6100:oms-declara-emergencia-de-saude-publica-de-importancia-internacional-em-relacao-a-novo-coronavirus&Itemid=812>. Acesso em 02 de novembro de 2020.

PINHEIRO, Ana Flávia Andrade. A interferência da crise econômica no comportamento do consumidor, em relação aos pequenos comércios locais: SADSJ - South American Development Society Journal, v. 2, n. 5, 2016.

RIES, Al. Understanding marketing psychology and the halo effect. Advertising Age, 17 abr. 2006.

SCHIFFMAN, Leon G.; KANUK, Leslie Lazar. Comportamento do consumidor. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000.

SEEGER, M.W., SELLNOW, T. and ULMER, R.R. Communication and Organizational Crisis. Westport: Praeger, 2003.

SOLOMON, Michael R. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2002.

SOUZA, D. I. et al. Manual de orientações para projetos de pesquisa. Novo Hamburgo: FESLSVC, 2013.

VOINEA, L., & FILIP, A. Analyzing the main changes in new consumer buying behavior during economic crisis. International Journal of Economic Practices and Theories, v. 1, n.1, 2011.

WALTON, M. & MANUELYAN, T. From economic crisis to social crisis. In: New Farmer R. East Asia: the road to recovery. Washington (DC): The World Bank; 1998. pp. 73–98.

ZURAWICKI, L., & BRADOIT, N. Consumers during crisis: responses from the middle class in Argentina. Journal of Business Research, v. 58, n. 8, 2005, pp 1100-1109.

Downloads

Publicado

20/12/2021

Como Citar

BARBOSA SENA DA ROCHA, I. .; FERNANDES, L.; RODRIGUES, L. S. O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NA PANDEMIA DA COVID-19 NO BRASIL. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 368–380, 2021. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/1295. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Gestão Empresarial

Métricas

Visualizações
  • Resumo 1904
  • PDF 473
Métricas