UM ESTUDO DE APLICAÇÕES DE BUSINESS INTELLIGENCE EM EMPRESAS
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v18i2.1202Palavras-chave:
Inteligência de Negócios, Ciência de Dados, CasesResumo
Com o fortalecimento do uso da tecnologia no ambiente empresarial, muitas organizações começaram a fazer investimentos em plataformas digitais para analisar informações e fornecer capacidade de realizar análises assertivas, tornando o processo de tomada de decisão mais eficiente. Diante deste cenário, obteve-se o surgimento do conceito de Business Intelligence (BI) para coleta, coordenação, análise e monitoramento de informações tomada de decisões, maximizando os lucros e as oportunidades. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa consiste em apresentar um estudo sobre os impactos, benefícios e desafios que algumas organizações podem enfrentar na utilização de ferramentas de BI como estratégia de vantagem competitiva, apresentando também os principais conceitos de BI e também suas principais ferramentas. A metodologia de pesquisa utilizada envolve revisão bibliográfica com abordagem qualitativa e levantamento de cases. Espera-se auxiliar empresas na utilização de ferramentas de BI, popularizando os conceitos e facilitando o processo de implantação.
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