PROPOSTA DE PROJETO INTEGRADOR PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS EM UMA FACULDADE DE TECNOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v18i1.1133Palavras-chave:
Empreendedorismo, Educação Empreendedora, Projeto Integrador, Aprendizagem baseada em Projetos, HackathonResumo
O objetivo desta pesquisa foi analisar um projeto integrador em educação empreendedora, utilizando-se das Atividades Autônomas de Projeto da Fatec São Carlos, no intuito de desenvolver competências empreendedoras, como liderança, resolução de problemas, proatividade, criatividade e um processo de ensino-aprendizagem mais interdisciplinar, inovador e participativo. A pesquisa teve como suporte metodológico a abordagem qualitativa, tendo como característica um estudo exploratório-descritivo desenvolvido através de uma revisão bibliográfica que aborda a educação empreendedora e a aprendizagem baseada em projetos. Como resultado, propõe-se discutir a atualização da metodologia utilizada nas AAPs com a adoção de novos métodos interdisciplinares, como os princípios da aprendizagem baseada em projetos e a utilização de hackathons no ambiente acadêmico, que proporcionem um aprendizado superior a elaboração de planos de negócios e que incluam o desenvolvimento de competências empreendedoras nos alunos das Faculdades de Tecnologia. Com isso, espera-se que a proposta desperte ainda mais nos estudantes a importância do empreendedorismo.
Downloads
Métricas
Referências
ALVARENGA, P. S. R. et al. Proposta de Projeto Integrador resultante de estudo comparativo de modelos de educação empreendedora1. Revista Norte Científico, v.14, n.1, p. 115-149, 2019.
BARRETO, L. P. Educação para o empreendedorismo. Escola de Administração de Empresas da Universidade Católica de Salvador. Salvador -BA, 1998.
BEHRENS, M. A. B. Paradigma da Complexidade. Metodologia de projetos, contratos didáticos e portfólios. Petrópolis. Vozes. 2006.
DA COSTA, P.; WOLF, S. M.; RIBEIRO, T. VA. Empreendedorismo e educação empreendedora: confrontação entre a teoria e prática. Revista de Ciências da Administração, v. 8, n. 15, p. 09-29, 2006.
DOLABELA, F. Pedagogia empreendedora. São Paulo: Editora de Cultura, 2003.
_____________. Oficina do empreendedor: a metodologia de ensino que ajuda a transformar conhecimento em riqueza. Rio de Janeiro: Sextante. 2008
DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 5a ed.. Rio de Janeiro: Empreende / LTC, 2015.
EUROPEAN COMMISION ENTERPRISE AND INDUSTRY DIRECTORATE-GENERAL. (2008). Entrepreneurship in higher education, especially in non-business studies: final report of the expert group. Disponível em: https://ec.europa.eu/growth/content/entrepreneurship-higher-education-especially-within-non-business-studies-0_nn. Acesso em: 28 mai. 2021.
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO CARLOS. Projeto Pedagógico do Curso de Tecnologia em Gestão Empresarial. Disponível em: http://www.fatecsaocarlos.edu.br/pdf/Projeto_Pedagogico.pdf. Acesso em: 28 mai. 2021.
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO CARLOS. Manual do Projeto Interdisciplinar do Curso de Gestão Empresarial. Disponível em: http://www.fatecsaocarlos.edu.br/pdf/MANUAL%20DO%20PROJETO%20INTERDISCIPLINAR%20%20v2.pdf. Acesso em: 28 mai. 2021.
GARCIA, J. O futuro das práticas de interdisciplinaridade na escola. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v.12, n.35, p.211 – 232, 2012. DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.5908
HERNANDEZ, F.; VENTURA, M. A organização do currículo por projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998.
LOPES, R. M. A. Educação empreendedora: conceitos, modelos e práticas. Elsevier, 2010.
MOURA, D. G; Barbosa, E. F. Trabalhando com projetos: planejamento e gestão de projetos. Editora Vozes, 2013.
PRODANOV, C.C.; FREITAS, E.C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
ROBERTSON, M. et al. Barriers to start-up and their effect on aspirant entrepreneurs. Education + Training, v. 45, n. 6, p. 308-316, 2003. DOI: https://doi.org/10.1108/00400910310495950
ROCHA, E.L.C; FREITAS, A. A. F. Avaliação do ensino de empreendedorismo entre estudantes universitários por meio do perfil empreendedor. Revista de Administração contemporânea, v. 18, n. 4, p. 465-486, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-7849rac20141512
SANTOS, M. C. C.; BARRA, S. R. O projeto integrador como ferramenta de construção de habilidades e competências no ensino de engenharia e tecnologia. In: COBENGE–XL Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia. Belém–Pa, 2012.
SOUZA, E.C.L. et al. Métodos, técnicas e recursos didáticos de ensino de empreendedorismo em IES brasileiras. Empreendedorismo além do plano de negócio. São Paulo: Editora Atlas, 2005.
TREVELIN, A.T.C.; COLENCI NETO, A; CAETANO, G. Ecossistema Sancahub: Estratégias de Construção do Perfil e Capacitação do Jovem Empreendedor no caso de São Carlos. In: XV Simpósio dos Programas de Mestrado Profissional, São Paulo. Anais...São Paulo, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Interface Tecnológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
- Resumo 679
- PDF 225