AGRICULTORES EM TRANSIÇÃO AGROECOLÓGICA
um estudo sobre as estratégias de comercialização
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v17i2.1072Palavras-chave:
Agricultura Familiar, Circuitos Curtos de Comercialização, AgroecologiaResumo
Este artigo trata de agricultores que participam de Organizações de Controle Social (OCSs) uma modalidade de certificação orgânica prevista na legislação brasileira para agricultores em transição agroecológica. O objetivo foi identificar as estratégias de comercialização de agricultores pertencentes a 16 OCSs, localizadas em diferentes regiões do Estado de São Paulo, e compará-las com as proposições da literatura de agroecologia, verificando se predominam estratégias que explorem circuitos curtos de comercialização. Os dados, referentes ao ano de 2019, foram coletados no Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos (CNPO), em entrevistas com agricultores e representantes das comunidades locais. Entre os agricultores das 16 OCSs predominam as estratégias de venda direta, com destaque para participação em feiras orgânicas, organização de redes de consumidores locais e a participação em chamadas públicas relativas a compras institucionais. Porém, foram identificados grupos de agricultores em posição fragilizada e com pouca inserção nos mercados locais, sendo a comercialização apenas parte de suas limitações
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