AGRICULTORES EM TRANSIÇÃO AGROECOLÓGICA

um estudo sobre as estratégias de comercialização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v17i2.1072

Palavras-chave:

Agricultura Familiar, Circuitos Curtos de Comercialização, Agroecologia

Resumo

Este artigo trata de agricultores que participam de Organizações de Controle Social (OCSs) uma modalidade de certificação orgânica prevista na legislação brasileira para agricultores em transição agroecológica. O objetivo foi identificar as estratégias de comercialização de agricultores pertencentes a 16 OCSs, localizadas em diferentes regiões do Estado de São Paulo, e compará-las com as proposições da literatura de agroecologia, verificando se predominam estratégias que explorem circuitos curtos de comercialização. Os dados, referentes ao ano de 2019, foram coletados no Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos (CNPO), em entrevistas com agricultores e representantes das comunidades locais. Entre os agricultores das 16 OCSs predominam as estratégias de venda direta, com destaque para participação em feiras orgânicas, organização de redes de consumidores locais e a participação em chamadas públicas relativas a compras institucionais. Porém, foram identificados grupos de agricultores em posição fragilizada e com pouca inserção nos mercados locais, sendo a comercialização apenas parte de suas limitações

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Biografia do Autor

Martin Mundo Neto, Faculdade de Tecnologia (Fatec) – São Carlos – SP – Brasil

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos, mestre em Engenharia de Produção pela UFSCar e graduado em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo. É membro do Núcleo de Estudos de Sociologia Economica e das Finanças (NESEFI - DEP/UFSCar), coordenador do Núcleo de Estudos em Organizações e Tecnologia (NEOTec - FATEC/TQ) . Atua como Professor de Ensino Superior Ref. III - GRAU F, na Faculdade de Tecnologia São Carlos (FATEC São Carlos). As atividades acadêmicas e de pesquisa têm se concentrado nas seguintes áreas: teoria das organizações, gestão da produção, sociologia econômica, sociologia dos mercados, agronegócio, desenvolvimento sustentável, agricultura familiar.

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Publicado

18/12/2020

Como Citar

MUNDO NETO, M.; FABBRI RAMOS, R. AGRICULTORES EM TRANSIÇÃO AGROECOLÓGICA: um estudo sobre as estratégias de comercialização. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 630–642, 2020. DOI: 10.31510/infa.v17i2.1072. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/1072. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Agronegócio

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