IMPLEMENTAÇÃO TECNOLÓGICA PARA APRIMORAMENTO DA GESTÃO COMERCIAL

Autores

  • Grasiela Iori Aizza Faculdade de Tecnologia de Catanduva (FATEC) –SP –Brasil
  • Roxana Arana Faleiros Faculdade de Tecnologia de Catanduva (FATEC) –SP –Brasil
  • Plínio Gabriel João Faculdade de Tecnologia de Catanduva (FATEC) –SP –Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v16i2.689

Palavras-chave:

Processo, Vendas, Marketin direto, Funil de vendas, CRM

Resumo

O presente trabalho tem como finalidade a análise do processo de vendas e identificação das ferramentas tecnológicas para o desenvolvimento do mesmo em uma pequena distribuidora de farinha de trigo localizada na cidade de Catanduva, interior de São Paulo. A pesquisa caracteriza-se como exploratória, pois realiza uma análise global da atividade de vendas, bem como pesquisa bibliográfica sobre os temas abordados. Para o desenvolvimento da análise, foi realizado um Estudo de caso in loco por meio de verificações e reuniões com gestores, vendedores, relatórios de área, acompanhamento das atividades do processo de vendas, e entrevistas estruturadas com questões abertas e fechadas. Como ferramenta de apoio e apuração, utilizou-se o Diagrama de Ishikawa para identificar os gargalos existentes no processo de vendas, como, dependência dos vendedores, excesso de etapas, difícil acesso aos dados dos clientes, falta de definição de estratégias e ocorrência de erros, apresentando uma metodologia burocrática ineficaz que proporciona pouca agilidade e alta dependência no processo de vendas. O estudo está estruturado por um referencial, abordando vendas, marketing direto Custumer Relationship Management (CRM), estudo de caso e conclusão. O resultado do trabalho sugere a implementação de um software de CRM apontando os benefícios para o processo de vendas e a otimização e flexibilidade para com outras áreas relacionadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

CHIAVENATO, I. Administração de vendas: uma abordagem introdutória. São Paulo: Ed. Campus, 2005.
COBRA, M. Administração de marketing no Brasil. 3.ed. Rio de Janeiro: Ed. Elsevier, 2009.
CÔRTES, P. L. Administração de sistemas de informação. São Paulo: Saraiva, 2008.
DANTAS, E. B. Marketing descomplicado. Brasília: Ed. Senac-DF, 2005.
KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. 15.ed. São Paulo: Ed. Pearson Education do Brasil, 2015.
KOTLER, P; KELLER, K. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
LAS CASAS, A. L. Administração de marketing: conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. São Paulo: Atlas, 2010.
MADRUGA, R. Guia de implementação de marketing de relacionamento e CRM: o que e como todas as empresas brasileiras devem fazer para conquistar, reter e encantar seus clientes. São Paulo: Atlas, 2004.
NEWELL, F. Fidelidade.com: CRM – o gerenciamento das relações com o consumidor na era do marketing pela Internet. São Paulo: Makron Books do Brasil, 2000.
RESULTADOS DIGITAIS. Funil de Vendas: o que é, para que serve e como montar um. Coordenado por Vinícius Pereira. Florianópolis, 2018. Disponível em: <https://resultadosdigitais.com.br/blog/funil-de-vendas/>. Acesso em: 2 jul. 2018.
SHIMOYAMA, C.; ZELA. D. R. Administração de marketing. Organizado por Judas Tadeu Grassi mendes; revisão crítica por Estelita Sandra de Matias. Curitiba Associação Franciscana de Ensino Suiperior Senhor Bom Jesus, 2002. 72 p. Coleção gestão empresarial, v. 3.
TEO, T.S.H.; DEVADOSS, P.; OAN, S.L. Towards a holistic perspective of customer relationship management (CRM) implementation: A case study of the Housing and Development Board, Singapore. Decision Support Systems. v.?, n.?, 2006.
VENTURA, M.M. O estudo de caso como modalidade de pesquisa. Rev SOCERJ. 20(5):383-386, set-out. 2007.
YUAN, S. T.; CHANG, W.L. Mixed-initiative synthesized learning approach for web-based CRM. Expert Systems with Applications, v. 20, p. 187-200, 2001.

Downloads

Publicado

21/12/2019

Como Citar

AIZZA, G. I.; FALEIROS, R. A.; JOÃO, P. G. IMPLEMENTAÇÃO TECNOLÓGICA PARA APRIMORAMENTO DA GESTÃO COMERCIAL. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 133–145, 2019. DOI: 10.31510/infa.v16i2.689. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/689. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Gestão Empresarial

Métricas