ESTILOS DE LIDERANÇA E SUA IMPORTÂNCIA NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL

Autores

  • Christian Magalhães Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil
  • Nathália Maria Soares Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil

Palavras-chave:

Liderança, Gestão, Relacionamento

Resumo

O presente estudo tem o intuito de explanar sobre as principais características de cada estilo de liderança, afim de esclarecer para que todos possam entender a dimensão do impacto que uma boa ou má gestão pode causar em uma organização tanto no clima organizacional quanto nos resultados numéricos obtidos pela mesma, através de estudos sobre a evolução do conceito de liderar e as mudanças sofridas tanto nos meios de atuação como nas pessoas até os dias de hoje, pretendemos esclarecer como um líder deve atuar. Em vista da atualidade nota-se claramente que várias empresas sofrem com líderes despreparados para atuar em sua função, transformando o ambiente de trabalho um tanto quanto exaustivo emocionalmente, e em alguns casos grandes rotatividade no quadro de funcionários causada pelo mal relacionamento interpessoal com a liderança. Por meio de uma pesquisa de campo realizada em uma indústria alimentícia procuramos demonstrar como os funcionários se sentem na realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ARRUDA, Ângela Maria Furtado; CHRISÓSTOMO, Evangelina; RIOS, Sárvia Silvana. A Importância da Liderança nas Organizações: Introdução. 2009. Disponível em: <file:///D:/Artigos para TCC/Liderança.pdf>. Acesso em: 15 jun. 2018.

BOTELHO, Júlio Cézar; KROM, Valdevino. Os Estilos de Liderança nas Organizações: Introdução. 2011. Disponível em: <file:///D:/Artigos para TCC/Estilos de Liderança nas Organizações.pdf>. Acesso em: 15 jun. 2018.

CHIAVENATO, Idalberto. Iniciação à Administração Geral: Conceitos de Liderança. 3. ed. Barueri: Manole, 2009. 141 p.

HUNTER, James C. O Monge e o Executivo: Uma História sobre a Essência da Liderança. Rio de Janeiro: Gmt Editores, 2004. Maria da Conceição Fornos de Magalhães.

HUNTER, James C. O Monge e o Executivo. [S. l.], 2004. Disponível em: http://herancacultural.blogspot.com/2011/02/o-monge-e-o-executivo.html. Acesso em: 3 abr. 2019.

KOTTER, John P. Liderando mudança. Tradução de Leading Change. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

KUCZMARSKI, S. S.; KUCZMARSKI, T. D. Liderança baseada em valores. Tradução de Neyd Siqueira. São Paulo: Educator, 1999.

MAXIMIANO, A.C.A. Teoria Geral da Administração: da escola científica à competitividade na economia globalizada. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2000.

MONTANA, Patrick J; CHARNOV, Bruce H. Administração. São Paulo: Saraiva, 1999.

Downloads

Publicado

30/06/2019

Como Citar

MAGALHÃES, C.; SOARES, N. M. ESTILOS DE LIDERANÇA E SUA IMPORTÂNCIA NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 618–628, 2019. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/578. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Produção Industrial

Métricas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)