VIOLÊNCIA NO SÉCULO XXI

BULLYING E CYBERBULLYING

Autores

  • Arlete Piccolo de Oliveira Graduanda do curso Sistemas para Internet da Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga
  • Aparecido Donizeti Costa Prof° MSc. do curso de Sistemas para Internet da Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga
  • Elaine Therezinha Assirati Profa. Dra. do curso de Sistemas para Internet da Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga

Palavras-chave:

Bullying, Cyberbullying, Universitários, Informática, Tecnologia

Resumo

A violência entre pares no âmbito escolar foi denominada por Dan Olweus como bullying podendo ser dividido entre autores, vítimas, autores/vítimas e testemunhas. Cyberbullying ou crueldade on-line é um fenômeno emergente em todo o mundo tratando-se de nova modalidade de agressão virtual. O presente trabalho tem por objetivo avaliar a incidência de cyberbullying entre universitários da tecnologia da informação correlacionando-os com os papéis de autor, vítima, testemunha e autor/vítima de cyberbullying. A metodologia empregada foi do tipo exploratório quantitativo. Participaram deste estudo 23 universitários ingressantes do curso de Sistemas para Internet. Os resultados apontaram que, entre os estudantes, o maior índice encontra-se na categoria de testemunhas do cyberbullying. Denotou-se relevância no percentual dos que acham graça no sofrimento das vítimas bem como sua inércia diante do fato. Tais dados chamam a atenção para possíveis programas de prevenção, especialmente da tecnologia da informação, promovendo entre o grupo a capacidade empática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

01/07/2011

Como Citar

DE OLIVEIRA, A. P.; COSTA, A. D.; ASSIRATI, E. T. VIOLÊNCIA NO SÉCULO XXI: BULLYING E CYBERBULLYING. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 27–34, 2011. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/56. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Informática

Métricas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)