PRINCÍPIOS DE UX DESIGN NO DESENVOLVIMENTO DE WEBSITES
estudo de caso de um site de notícias esportivas
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v15i2.449Keywords:
Experiência do Usuário, Interação Humano-Computador, UsabilidadeAbstract
Observa-se uma crescente popularização dos Web sites em nosso cotidiano, com cerca de 1,8 bilhões de páginas disponíveis para o público. Em um cenário tão competitivo, também se observa a relevância de oferecer interatividade e usabilidade durante a navegação. Neste contexto, o presente estudo apresenta conceitos de Interação Humano-Computador, revisando brevemente sua evolução, passando, em seguida, por um breve resumo sobre Usabilidade, até chegar ao conceito de UX Design, uma visão moderna da área com foco na experiência do usuário durante a navegação. A fim de confrontar os conceitos teóricos com um caso real, este estudo prossegue com uma breve análise de um conhecido portal de notícias da área esportiva, escolhido principalmente por ser o mais acessado do país nesta área, o que se considerou relevante para ilustrar se e como os conceitos de UX Design são aplicados em cenários reais. O estudo foi conduzido analisando como estão sendo aplicadas tais técnicas na página principal do portal e em uma de suas páginas internas. Por fim, apresenta-se algumas considerações sobre o que foi apresentado.
Downloads
Metrics
References
BARBOSA, S.D.J.; SILVA, B.S. Interação Humano-Computador. Editora Campus - Elsevier, 2010.
BATIEN, J.M.C.; SCAPIN, D.L. Ergonomic criteria for the evaluation of human-computer interfaces. Technical report Ndeg, 1993.
CARROLL, J.M. Learning in Communities: Interdisciplinary Perspectives on Information Technology and Human Development. Dordrecht, The Netherlands: Springer, 2009
GLOBO ESPORTE. GloboEsporte.com. 2018. Disponível em: <globoesporte.globo.com>. Acesso em: 2 set. 2018.
IBGE. Pesquisa nacional por amostra de domicílios contínua. 2016. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/estatisticas-novoportal/sociais/trabalho/17270-pnad-continua.html?edicao=19937&t=sobre>. Acesso em: 20 jun. 2018.
INTERNET LIVE STATS. Internet Live Stats. Disponível em: <http://www.internetlivestats.com/>. Acesso em: 21 jun. 2018.
ISO. Part 1: Quality model. Em: ISO ISO/IEC 9126-1 – Software engineering – Product quality, 2001.
ISO. Systems and software - systems and software quality requirements and evaluation (square) - system and software quality models. Disponível em: <https://www.iso.org/obp/ui/#iso:std:iso-iec:25010:ed-1:v1:en>. Acesso em: 26 set. 2018.
NIELSEN, Jacob. Designing Web Usability: The Practice of Simplicity. Peachpit Press, 1a. edição, 1999.
ROCHA, Heloísa; BARANAUSKAS, Cecília. (2003) “Design e avaliação de interfaces humano-computador”. Campinas, SP: NIED/UNICAMP.
SANTA ROSA, José Guilherme; MORAES, Anamaria de. Avaliação e projeto no design de interfaces. 1. Ed. Teresópolis, RJ: 2AB, 2008.
TEIXEIRA, Fabricio. Introdução e boas práticas em UX Design. 1 ed. São Paulo: Casa do Código, 2017. 264 p.
UNGER, R. CHANDLER, C. O Guia para Projetar UX: A Experiência do Usuário (UX) para projetistas de conteúdo digital, aplicações e web sites. Rio de Janeiro: Alta Books, 2009. 268p.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
- Abstract 2553
- PDF (Português (Brasil)) 3015