A IMPORTÂNCIA DO AMBIENTE DIGITAL PARA O RELACIONAMENTO DA MARCA COM CLIENTES

estudo de caso da coca-cola como um caso de sucesso

Authors

  • Leonardo Passos Paulucci Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil
  • Gustavo Henrique Del Vechio Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v15i1.346

Keywords:

Internet, Relacionamento, Ambiente de negócios, Comunicação digital

Abstract

Esse trabalho procura demonstrar a importância de as marcas utilizarem os recursos digitais para oferecerem produtos e serviços, para divulgarem negócios, mas, sobretudo, para interagirem com clientes, mantendo, com eles, um relacionamento estreito. Para alcançar seus objetivos, o estudo primeiro avalia o crescimento da Internet ao longo do tempo, demonstrando o quanto hoje ela está presente no cotidiano das pessoas, permitindo que seus usuários não apenas recebam, mas também criem e compartilhem informações ou conteúdos multimídia (é, portanto, um meio comunicativo de via dupla, diferente de meios tradicionais como o rádio ou TV, que não oferecem tanta capacidade de interação). A partir dessas análises, o estudo tem bases para compreender a web como um importante espaço para negócios, muito pertinente às marcas comerciais. Para demonstrar como uma marca pode aproveitar esse universo digital, o estudo, então, procura realizar uma análise prática com a marca Coca-Cola, verificando como ela utiliza os mecanismos digitais para se conectar a seus clientes e expandir seu negócio. Por resultado, o estudo conclui que as empresas podem aproveitar cada vez mais os recursos da chamada web 2.0 em suas estratégias de marketing, mas sempre de maneira a interagir com os clientes. Pensar em marketing digital não se trata, portanto, de apenas divulgar produtos e serviços, mas sim, de manter a interatividade, isto é, manter o diálogo ou o relacionamento tão próximo quanto possível dos consumidores.

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The Internet is increasingly present in people's daily lives, allowing them not only to receive, but above all to create and share information or multimedia content. If in the mid-1990s the sites were merely static, the explosion of broadband from 2000 onwards has brought about profound changes that have made many companies find in the online environment many opportunities to strengthen their relationship with their customers. In this sense, this study intends to first evaluate some differences of the Internet in relation to the traditional means of communication (like radio or TV), later to verify how much the Internet has influence in the day to day of the people. This is how the study proposes to analyze the web as an important space for business, presenting, for example, how the Coca-Cola brand takes advantage of the various digital resources to offer products or services, to advertise its business, but above all to interact with their clients and maintain a close relationship bond with them.

Published

2018-06-30

How to Cite

PAULUCCI, L. P.; DEL VECHIO, G. H. A IMPORTÂNCIA DO AMBIENTE DIGITAL PARA O RELACIONAMENTO DA MARCA COM CLIENTES: estudo de caso da coca-cola como um caso de sucesso. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 51–62, 2018. DOI: 10.31510/infa.v15i1.346. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/346. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Tecnologia em Informática

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