COMPARATIVE ANALYSIS OF VIRTUAL COMMUNICATION CHANNELS USED BY PET SHOP CHAINS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v20i1.1648

Keywords:

Pet shop, Communication channels, Social media

Abstract

The pet shop trade continues to grow, even after the pandemic. The number of pets and the attachment of humans to their pets is another growing factor. The use of more effective communication channels is essential for companies to get closer to their target audience. The objective of this research is to analyze and compare the main communication channels with an emphasis on the virtual ones in the three largest companies in the “Pet Shop” sector in Santos. The premise is to verify the best tools, as an instrument to improve the relationship and retain customers. This is a study with an exploratory approach. The necessary elements for comparative analysis were searched on websites and social networks. The results show the main means of communication used by companies to transmit informational content, the main ones being: TikTok, Instagram and YouTube. However, it is clear to say that virtual channels carry various types of messages and are part of the marketing strategies of pet shop companies.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

References

ABF. Congresso de Franquias e Varejo NO e NE debate tendências e desafios. Associação brasileira de franchising, 2022. Disponível em: https://www.abf.com.br/congresso-de-franquias-e-varejo-no-e-ne-debate-tendencias-e-desafios/. Acesso em: 16 nov. 2022.

ABLAS, Barbara. O que é marketing digital? Entenda e veja dicas para aplicar na empresa. Techtudo, 2020. Disponível em: https://www.techtudo.com.br/noticias/2020/07/o-que-e-marketing-digital-entenda-e-veja-dicas-para-aplicar-na-empresa.ghtml. Acesso em: 16 nov. 2022.

ALESSANDRA, Karla. Especial 1 - A história da domesticação e o Direito dos Animais (04'49"). Câmara dos Deputados, Rádio Câmara, 2010. Disponível em: https://www.camara.leg.br/radio/programas/332544-especial-1a-historia-da-domesticacao-eo-direito-dos-animais-0449/ Acesso em: 20 out. 2022.

BOOKING. Brasileiros dão mais importância a destinos e acomodações pet friendly do que média global de viajantes, revela Booking.com, 2022. Disponível em: https://news.booking.com/pt-br/brasileiros-do-mais-importancia-a-destinos-e-acomodacoes-pet-friendly-do-que-media-global-de-viajantes-revela-bookingcom/. Acesso em: 05 jul. 2022.

BRITO, Yuri. Como usar os canais digitais para alavancar meu negócio. AGERIO, 2019. Disponível em: https://www.agerio.com.br/agerio-orienta/como-usar-os-canais-digitais-para-alavancar-meu-negocio/. Acesso em:11 nov. 2022.

CANALTECH. Twitter, “What’s happening?”, 2022b. Disponível em: https://canaltech.com.br/empresa/twitter/. Acesso em: 11 nov. 2022.

CANALTECH. YouTube, 2022a. Disponível em: https://canaltech.com.br/empresa/youtube/. Acesso em: 8 nov. 2022.

COMAC. Coletiva de imprensa: Radar Pet 2021. Comissão de Animais de Companhia, 2021. Disponível em: https://sindan.org.br/wp-content/uploads/2021/07/Apresentacao-Radar-2021-Coletiva-de-Imprensa-1.pdf. Acesso em: 05 dez. 2022.

CONTENT MARKETING INSTITUTE. What Is Content Marketing, 2015. Disponível em: http://contentmarketinginstitute.com/what-is-content-marketing/. Acesso em: 30 nov. 2022.

CUSTÓDIO, Monica. O que é SEM? Saiba o que é Search Engine Marketing e como fazer, 2020. Disponível em: https://resultadosdigitais.com.br/marketing/o-que-e-sem/. Acesso em: 15 nov. 2022.

ESCOLA DE E-COMMERCE. Tipos de varejo: Conheça os principais, suas características e qual o ideal para o seu negócio, 2022a. Disponível em: https://www.escoladeecommerce.com/artigos/tipos-de-varejo/amp/. Acesso em: 8 nov. 2022.

ESCOLA DE E-COMMERCE. Redes sociais mais usadas no Brasil: Veja o ranking atualizado e defina a melhor para o seu negócio! 2022b. Disponível em: https://www.escoladeecommerce.com/artigos/redes-sociais-mais-usadas-no-brasil/. Acesso em: 30 nov. 2022.

FALCÃO, Irce. Por que os chamamos de Pets? 2020. Disponível em: https://www.folhape.com.br/colunistas/folha-pet/por-que-os-chamamos-de-pets/20538/. Acesso em: 1 out. 2022.

FERRAZ, Luiza. Petland revê ambições em plano de saúde e põe foco em novas lojas, 2022. Disponível em: https://www.estadao.com.br/economia/negocios/pioneira-varejo-pet-cobasi-investe-retomar-lideranca-setor/. Acesso em: 30 nov. 2022.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GUIMARÃES, Fernanda. Pioneira em varejo 'pet', Cobasi investe para retomar liderança no setor, 2022. Disponível em: https://www.estadao.com.br/economia/negocios/pioneira-varejo-pet-cobasi-investe-retomar-lideranca-setor/. Acesso em: 30 nov. 2022.

JEHNIFFER, Jaine. IPO da Petz – História da empresa, produtos e abertura de capital, 2020. Disponível em: https://investidorsardinha.r7.com/opiniao/ipo-da-petz/. Acesso em: 02 dez. 2022.

JORDÃO. Claudia. Nos anos 80, cachorro só tomava remédio de gente, diz pioneiro dos pet shops, 2013. Disponível em: https://m.folha.uol.com.br/saopaulo/2013/05/1281757-nos-anos-80-cachorro-so-tomava-remedio-de-gente-diz-pioneiro-dos-pet-shops.shtml. Acesso em: 10 nov. 2022.

KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. 15ª Ed. São Paulo: Pearson, 2015.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 14ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012.

LAUDON, Kenneth C.; TRAVER, Carol Guercio. E-commerce. 13ª ed, Pearson

Education, 2017.

LIMA, Monique. Brasil é o terceiro país com mais pets; setor fatura R$ 52 bilhões. Forbes, 2022. Disponível em: https://forbes.com.br/forbes-money/2022/10/brasil-e-o-terceiro-pais-com-mais-pets-setor-fatura-r-52-bilhoes/. Acesso em: 10 out. 2022.

META. Amplie seu negócio em qualquer lugar com o Facebook. Facebook, c2023. Disponível em: https://pt-br.facebook.com/business/marketing/facebook. Acesso em: 11 de nov. 2022.

RECLAME AQUI. Reclame aqui, 2022. Disponível em: https://www.reclameaqui.com.br/. Acesso em: 30 nov. 2022.

SAES, Aline. Arqueólogos encontram esqueleto de cachorro da Idade da Pedra na Suécia, 2022. Disponível em: https://socientifica.com.br/esqueleto-de-cachorro-idade-da-pedra/. Acesso em: 10 nov. 2022.

SARMOR, Geraldo; ARBEX, Pedro. Petland quer ser a maior rede de pet shops do mundo, 2021. Disponível em: https://sbvc.com.br/petland-maior-rede-pet-shops-mundo/. Acesso em: 30 nov. 2022.

SEBRAE. Entender o comportamento do consumidor é essencial para empresas, 2023. Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/entender-o-comportamento-do-consumidor-e-essencial-para-empresas,9cc454ca74d36810VgnVCM1000001b00320aRCRD. Acesso em: 26 maio 2023.

SEBRAE. Uma breve definição sobre o comércio online, 2013. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/uma-breve-definicao-sobre-o-comercio-online,08cfa5d3902e2410VgnVCM100000b272010aRCRD. Acesso em: 13 nov. 2022.

SILVEIRA, Flavia. Projeto entre irmãos, maior pet store do país começou vendendo adubo e ração de gado, 2019. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/economia/projeto-entre-irmaos-maior-pet-store-do-pais-comecou-vendendo-adubo-e-racao-de-gado-433g0grd1e5swy13d9fx2vct7/. Acesso em: 30 nov. 2022.

SPC BRASIL. 60% dos donos de animais de estimação não se planejaram financeiramente para ter um pet, mostra pesquisa do SPC Brasil. Serviço de Proteção ao Crédito, 2017. Disponível em: Acesso em: 05 dez. 2022.

TIKTOK. Pequena Empresa Brasil | Primeiros Passos No TikTok for Business, 2022. Disponível em: www.tiktok.com/business/pt-BR/getstarted/smb. Acesso em: 10 nov. 2022.

VITORIO, Tamires. Cobasi recebe aporte de R$ 300 milhões para avançar nos canais digitais, 2021. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/business/cobasi-recebe-aporte-de-r-300-milhoes-para-avancar-nos-canais-digitais/. Acesso em: 30 nov. 2022.

ZENVIA. WhatsApp Business: guia completo para atender melhor e vender mais com a conta comercial do WhatsApp. Resultados Digitais, 2021. Disponível em: https://resultadosdigitais.com.br/marketing/whatsapp-business/. Acesso em: 11 nov. 2022.

Published

2023-06-30

How to Cite

ANGELICA BATISTA DA SILVA, C.; NANNI, H. C.; PEREIRA , L. de S. COMPARATIVE ANALYSIS OF VIRTUAL COMMUNICATION CHANNELS USED BY PET SHOP CHAINS. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 372–384, 2023. DOI: 10.31510/infa.v20i1.1648. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/1648. Acesso em: 24 nov. 2024.

Issue

Section

Tecnologia em Gestão Empresarial

Metrics

Views
  • Abstract 141
  • PDF (Português (Brasil)) 162
Métricas