A REDUÇÃO DE TEMPO DE SETUP BASEADO NA FILOSOFIA LEAN MANUFACTURING

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v18i2.1332

Palavras-chave:

Lean Manufacturing, Melhoria Contínua, Redução de tempo de setup

Resumo

A procura pela otimização de processos e redução de custos sem interferir na qualidade do produto final é sem dúvida o grande desafio para manter um negócio lucrativo considerando a grande concorrência das empresas nos dias atuais. A busca incansável pela melhoria contínua deve ser o foco de organizações que pretendem se manter no mercado seja qual for seu ramo de atuação uma vez que sempre existirá algo a ser melhorado. Esse estudo de caso realizado em uma grande indústria de autopeças, por meio de uma pesquisa de campo, qualitativa, quantitativa e descritiva embasada em uma revisão bibliográfica, procurou demonstrar como algumas técnicas baseadas na filosofia japonesa Lean Manufacturing podem impactar positivamente na melhoria de tempos de setup em uma máquina considerada gargalo, reduzindo desperdícios e agregando mais valor ao produto final. Os resultados obtidos evidenciaram o quão esses métodos baseados nos princípios da manufatura enxuta podem ser benéficos ao negócio mantendo-o competitivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

HOEFTS, S. Histórias do Meu Sensei: Duas Décadas de Aprendizado Implementando os Princípios do Sistema Toyota de Produção. 1. ed. Porto Alegre: Editora Bookman, 2013.

LIKER, J. K., HOSEUS, M. A Cultura Toyota: A Alma do Modelo Toyota. 1. ed. Porto Alegre: Editora Bookman, 2009.

LIKER, J. K. O Modelo Toyota: 14 Princípios de Gestão do Maior Fabricante do Mundo. 1. ed. Porto Alegre: Editora Bookman, 2005.

MORGAN, J. M., LIKER, J. K. Sistema Toyota de Desenvolvimento do Produto. 1. ed. Porto Alegre: Editora Bookman, 2008.

WOMACK, J. P., JONES, D. T. A Mentalidade Enxuta nas Empresas Lean Thinking. 6. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2004

YOSHIHARA, E. FMDS da Toyota 1. ed. São Paulo: Clube de Autores, 2021.

Downloads

Publicado

20/12/2021

Como Citar

SANT’ANNA, O. H.; REGATTIERI, C. R. A REDUÇÃO DE TEMPO DE SETUP BASEADO NA FILOSOFIA LEAN MANUFACTURING. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 831–843, 2021. DOI: 10.31510/infa.v18i2.1332. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/1332. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Pós-Graduação em Gestão da Produção Industrial

Métricas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>