OS DESAFIOS PARA O CRESCIMENTO DO NÚMERO DE MULHERES COMO PROFISSIONAIS DA ÁREA DE T.I
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v19i2.1519Palavras-chave:
Mulher, Tecnologia, Estereótipo, Representatividade, Desenvolvimento social.Resumo
Para falar das mulheres na carreira de Tecnologia da Informação deve se ter em conta todos os aspectos sociais que impactam nessa realidade. A mulher teve um papel de muita importância no desenvolvimento do universo tecnológico. Entretanto, atualmente, os cursos ligados à área de Tecnologia da Informação são compostos majoritariamente por homens. Neste contexto, o objetivo deste artigo é analisar como a área de Tecnologia de Informação é vista pelo público feminino hoje em dia e sugerir ações para aumentar a presença de mulheres nesta área de atuação profissional. Para isso, foi feita uma pesquisa teórica a fim de compreender as causas da baixa presença de mulheres no mercado de TI e, posteriormente, uma pesquisa empírica com entrevistas com diversas profissionais e estudantes com o objetivo de descobrir como é a percepção das pessoas ligadas à área acerca da atuação profissional das mulheres. Após a análise das informações coletadas pôde-se notar como os fatores sociais influenciaram nas escolhas profissionais do público feminino.
Downloads
Métricas
Referências
BIGII.IDEA. Hora de ir a luta: como aumentar a presença feminina em TI. Disponivel em: <https://www.em.com.br/app/noticia/especiais/bigideia/bigideia-noticia/2018/03/08/bigideia,942751/hora-de-ir-a-luta-como-aumentar-a-presenca-feminina-em-ti.shtml.>
Acesso em: 08/03/2018
FORBES. Mercado tech ainda é território a ser conquistado pelas mulheres. Disponivel em: <https://forbes.com.br/forbes-mulher/2022/01/mulheres-na-tecnologia-um-espaco-a-ser-conquistado/> Acesso em: 11/01/2022
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
JORNAL DA USP. Por que as mulheres “desapareceram” dos cursos de computação? Jornal da USP. 2018. Disponível em: https://jornal.usp.br/universidade/por-que-as-mulheres-desapareceram-dos-cursos-de-computacao/ Acesso em 30/09/2022.
MENTORAMA. A tecnologia nunca irá mudar se sempre for feita pelas mesmas pessoas. Entrevista com Karina Tronkos realizada em 18 de junho de 2021. Disponível em: https://mentorama.com.br/blog/karina-tronkos-ux-design/ Acesso em 30/09/2022.
MINDTEK. Dados estatísticos brasileiro MULHERES NA T.I. Disponível em:
<https://www.mindtek.com.br/2022/03/mulheres-na-tecnologia/> Acesso em: 08/03/2021
HUNDO. The voices in the shadow: Black women in tech. Disponível em:
<https://www.hundo.xyz/stories/the-voices-in-the-shadow-book-launch> Acesso em: 24/08/2022
PROGRAMARIA. Por que o machismo cria barreiras para as mulheres na tecnologia. Disponivel em: <https://www.programaria.org/especiais/mulheres-tecnologia/> Acesso em: 24/09/2022
TERRA.Participação feminina no mercado de tecnologia ainda é baixa. Disponivel em: <https://www.terra.com.br/nos/participacao-feminina-no-mercado-de-tecnologia-ainda-e-baixa,2232b9192f11b5b0fd4b082c4f5d02bex4yviisq.html> Acesso: 31/03/2022
TONINI, Adriana Maria; ARAUJO Mariana Tonini, A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NAS ÁREAS DE STEM (SCIENCE, TECHNOLOGY ENGINEERING AND MATHEMATICS) Revista de Ensino de Engenharia, v. 38, n. 3, p. 118-125, 2019 – DOI: 10.37702/REE2236-0158.v38n3p118-125.2019
VISENTINI, Ingrid Schmidt; DONIDA, Alexia; FERREIRA, Laura Senna. Gênero e TI: Qual é o lugar das mulheres na área de Tecnologia? CSOnline – Revista Eletrônica de Ciências Sociais, Juiz de Fora, n. 34, 2021.
WAJCMAN, Judy. Tecnologia de produção: fazendo um trabalho de gênero. Cadernos Pagu, Campinas, n. 10, p. 201-256, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Interface Tecnológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
- Resumo 429
- PDF 332