BENCHMARKING UMA FERRAMENTA IMPORTANTE PARA A COMPETITIVIDADE NO SETOR DE ARTESANATO
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v17i2.1064Palavras-chave:
Benchmark, Competitividade, artesanato, InovaçãoResumo
O artesanato é uma atividade economicamente relevante, que representa até 3% do PIB de acordo com o IBGE (MDIC, 2020). Entretanto, o artesanato enfrenta uma concorrência cada vez mais intensa de produtos industrializados, que ganham em escala de produção e reduzem custos. Dados mostra que três em cada cinco artesões tem o artesanato como sua principal fonte de renda (Sebrae,2019). Em busca de inovação, os artesãos podem ter no Benchmarking uma estratégia importante para a competitividade. O objetivo desse artigo é apresentar um breve estudo sobre o Benchmarking como uma estratégia de competitividade para os produtos do artesanato. A metodologia de pesquisa contou com a revisão bibliográfica acerca do conceito e processo de Benchmarking, bem como uma pesquisa de campo com artesãos da cidade de Monte Alto-SP-Brasil e informações de instituições públicas oficiais, ligadas à promoção da atividade do artesanato no estado de São Paulo.
Downloads
Métricas
Referências
ARAÚJO, l. C. G. Organização, Sistemas e Métodos e as Tecnologias de Gestão Organizacional. 2ed. São Paulo: Atlas, 2006.
BARDINE, R. Benchmarking. 2017. Disponível em: <https://www.coladaweb.com/administracao/benchmarking>. Acesso em: 10 fev. 2020.
BOGAN, C. E.; ENGLISH, M. J. Benchmarking: aplicações prática e melhoria contínua. São Paulo: Makron Books, 1997.
CAMP. Robert C. Benchmarking – O Caminho da Qualidade Total. 3.ed. São Paulo: Pioneira, 1998.
CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
COSTA, Fernando Nogueira da. Finanças dos Trabalhadores. Campinas: Unicamp. IE, jul. 2010. (Texto para Discussão, n. 182).
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010
GOMES, P. A evolução do conceito de qualidade: dos bens manufaturados aos serviços de informação, Cadernos BAD, v. 2, p. 6-18, 2004.
LACOMBE, F.; HEILBORN, G. Administração: Princípios e Tendências. São Paulo: Saraiva, 2003.
LIMA, A. R.; OLIVEIRA, R. S. O processo de benchmarking: um estudo em empresas de construção civil no município de João Pessoa. Escr. Contab. Adm., Bahia Blanca , v. 9, n. 2, 2018 . Disponível em:
<http://bibliotecadigital.uns.edu.ar/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1853-20552018002200002&lng=es&nrm=iso>. Acesso em 30 out. 2020.
MDIC. Ministério da Indústria e Comércio. (2020). Disponível em <http://www.mdic.gov.br/index.php/component/content/article?id=3201>. Acesso em 16 out. 2020.
MENEGUELLI, Marcelle Fernandes et al. Benchmarking: Ferramenta a Serviço da inovação. Revista eletrônica da Faculdade Metodista Granbery, n. 3, 2007.
PINTO, L. F. da S. O homem, o arco e a flecha: em direção à teoria geral da estratégia. Brasília: Edictora Senac – DF, 2007.
SEBRAE. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. (2019) Disponível em <http://www.agenciasebrae.com.br/sites/asn/uf/NA/artesanato-sera-motor-de-desenvolvimento- do-turismo>. Acesso em 13 fev. 2021.
SUTACO. Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades. Disponível em <https://www.saopaulo.sp.gov.br/orgaos-e-entidades/autarquias/sutaco>. Acesso em 16 out. 2020.
VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2006.
VEYRAT, P. Exemplos de benchmarking: 7 maneiras de trocar informações para crescer. 2018. Disponível em: <https://blog.lahar.com.br/marketing-digital/exemplos-de-benchmarking>. Acesso em 20 jan. 2020.
WATSON, H. GREGORY, P.A. Benchmarking Estratégico.Editora Makron Books. 2010
ZAIRI, M.; LEONARD, P. Benchmarking Prático – O Guia Completo. São Paulo: Atlas, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Interface Tecnológica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
- Resumo 1061
- PDF 604