O IMPACTO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA EVOLUÇÃO DOS SERVIÇOS BANCÁRIOS

Autores

  • Mariane Pedrozo de Oliveira Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – São Paulo – Brasil
  • Guilherme Augusto Malagolli Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – São Paulo – Brasil

Palavras-chave:

Bancos, Inovação, Modernização, Clientes

Resumo

Os bancos desempenham um papel fundamental no funcionamento do sistema econômico. Assim, seria natural imaginar os bancos como fonte de serviços inovadores para seus clientes e, assim, potencializando o desenvolvimento econômico. Porém, o que se percebe é que os serviços oferecidos pelos bancos sofreram relativamente poucas alterações ao longo da história. A inovação está, de fato, na forma pela qual este serviço é prestado. A inovação tecnológica permitiu que o cliente desfrute, em sua essência, dos mesmos serviços que são oferecidos desde os primórdios do setor bancário, porém, de forma cada vez mais rápida, prática e segura. Este artigo tem por objetivo avaliar a Tecnologia da Informação no setor bancário: como a tecnologia foi incluída nas instituições financeiras no decorrer dos anos e como contribui para a modernização nas formas de atendimento e usos de produtos e serviços para proporcionar aos seus clientes mais segurança e facilidade. Para isso foi desenvolvida uma pesquisa descritiva e analítica. Como metodologia de pesquisa foi utilizado um questionário semiestruturado para investigar gerentes de agências bancárias, além de pesquisa bibliográfica e dados da FEBRABAN. A conclusão do trabalho aborda os aspectos positivos e negativos do impacto da Tecnologia da Informação na evolução dos serviços bancários.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
286
Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202655
|

Arquivos adicionais

Publicado

01/07/2016

Como Citar

DE OLIVEIRA, M. P.; MALAGOLLI, G. A. O IMPACTO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA EVOLUÇÃO DOS SERVIÇOS BANCÁRIOS. Revista Interface Tecnológica, Taquaritinga, SP, v. 13, n. 1, p. 39–52, 2016. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/124. Acesso em: 23 abr. 2025.

Edição

Seção

Tecnologia em Informática

Métricas

Visualizações
  • Resumo 4379
  • PDF 286
Métricas