A IMPORTÂNCIA DO LAYOUT PARA AS EMPRESAS
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v16i2.677Palavras-chave:
Layout, Arranjo Físico, Melhoria Continua, Benefícios, Vantagens e DesvantagensResumo
As organizações estão inseridas em um mercado competitivo, que não têm espaço para empresas que não possuem uma harmonia interna dos seus colaboradores, máquinas e ferramentas, o objetivo deste trabalho é pesquisar e confirmar os benefícios que o layout pode trazer internamente à empresa ou indústria, além de aumentar a produtividade e controle sobre os processos existentes. A metodologia utilizada foi de caráter bibliográfico e um levantamento de publicações do tema, com o objetivo de comprovar a relevância do tema estudado, para professores, alunos e empresas que necessitam de uma ferramenta de melhoria contínua com um custo reduzido. O resultado da metodologia escolhida demonstra a eficiência e eficácia do layout como ferramenta nas organizações, quando alinhados com as características da empresa e quando elaborado para atender as necessidades produtivas e competitivas da empresa.
Downloads
Métricas
Referências
ARAÚJO, L. C. G. Organização, Sistemas e Métodos e as Tecnologias de Gestão Organizacional: arquitetura, benchmarking, empowerment, gestão pela qualidade total e reengenharia. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
CORRÊA, H. L.; CORRÊA, C. A. Administração de Produção e de Operações: manufatura e serviços: uma abordagem estratégica. São Paulo: Atlas, 2012.
CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
EJEP. A Importância de um Layout Bem Planejado. Florianópolis: EJEP, 11 maio 2017. Disponível em:< http://ejep.com.br/2017/05/11/a-importancia-de-um-layout-bem-planejado>. Acesso em: 27 de ago. 2019.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia do Trabalho Científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 7. ed. – 6. reimpr. São Paulo: Atlas: 2011.
MARTINS, P. G. et al. Administração da Produção. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2006.
MARTINS, P. G.; LAUGENI, F. P. Administração da Produção. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2015.
MOREIRA, D. A. Administração da Produção e Operações. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2008.
PEINADO, J.; GRAEML, A. R. Administração da Produção: operações industriais e de serviços. Curitiba: UnicenP, 2007.
PEINADO, J.; REIS, A. G. Administração da Produção: operações industriais e de serviços. Curitiba: UnicenP, 2007.
ROSA, G. P. et al. A Reorganização do Layout Como Estratégia de Otimização da Produção. Bauru: GEPROS, 2014. Disponível em: <https://revista.feb.unesp.br/index.php/gepros/article/viewFile/1126/583>. Acesso em: 27 de ago. 2019.
SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da Produção. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
- Resumo 4492
- PDF 9424