O MARKETING DE RELACIONAMENTO COMO ESTRATÉGIA DE RETENÇÃO DE CLIENTES NO COMÉRCIO
um estudo de caso do município de Taquaritinga - SP
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v15i1.358Palavras-chave:
retenção de clientes, marketing de relacionamento, comércioResumo
A atração de novos clientes é de fundamental importância para o aumento das vendas no comércio. Porém, além de atrair novos clientes, a retenção dos clientes atuais também é um fator crucial para o comércio. O setor comercial da cidade de Taquaritinga é afetado pelo número considerável de consumidores que saem do município para realizar compras em outros lugares. Assim, o objetivo deste estudo é analisar como o comércio local pode realizar uma retenção dos seus consumidores utilizando uma estratégia de marketing de relacionamento. É de suma importância investir no marketing de relacionamento para aumentar suas vendas e fazer que com os consumidores locais sejam fidelizados. Para colocar em prática essa análise foi aplicado um questionário com 18 questões relacionadas ao marketing, logística, rotatividade e atendimento ao cliente local, entrevistando 163 comerciantes. Portanto, os resultados indicam que para conseguir uma maior lucratividade mensal, o comércio precisa investir em um melhor atendimento, promoções que chamam atenção dos clientes, infraestrutura de qualidade e um jogo de marketing significativo, fazendo que os clientes sintam-se atraídos.
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- Resumo 986
- PDF 1116