O MARKETING DE RELACIONAMENTO COMO ESTRATÉGIA DE RETENÇÃO DE CLIENTES NO COMÉRCIO

um estudo de caso do município de Taquaritinga - SP

Authors

  • Maria Augusta de Mello Rapatão Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil
  • Guilherme Augusto Malagolli Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil
  • Luiza Eid de Mello Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil
  • João de Lucca Filho Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v15i1.358

Keywords:

retenção de clientes, marketing de relacionamento, comércio

Abstract

A atração de novos clientes é de fundamental importância para o aumento das vendas no comércio. Porém, além de atrair novos clientes, a retenção dos clientes atuais também é um fator crucial para o comércio. O setor comercial da cidade de Taquaritinga é afetado pelo número considerável de consumidores que saem do município para realizar compras em outros lugares. Assim, o objetivo deste estudo é analisar como o comércio local pode realizar uma retenção dos seus consumidores utilizando uma estratégia de marketing de relacionamento. É de suma importância investir no marketing de relacionamento para aumentar suas vendas e fazer que com os consumidores locais sejam fidelizados. Para colocar em prática essa análise foi aplicado um questionário com 18 questões relacionadas ao marketing, logística, rotatividade e atendimento ao cliente local, entrevistando 163 comerciantes. Portanto, os resultados indicam que para conseguir uma maior lucratividade mensal, o comércio precisa investir em um melhor atendimento, promoções que chamam atenção dos clientes, infraestrutura de qualidade e um jogo de marketing significativo, fazendo que os clientes sintam-se atraídos.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2018-06-30

Issue

Section

Tecnologia em Produção Industrial / Gestão Empresarial

How to Cite

RAPATÃO, Maria Augusta de Mello; MALAGOLLI, Guilherme Augusto; MELLO, Luiza Eid de; LUCCA FILHO, João de. O MARKETING DE RELACIONAMENTO COMO ESTRATÉGIA DE RETENÇÃO DE CLIENTES NO COMÉRCIO: um estudo de caso do município de Taquaritinga - SP. Revista Interface Tecnológica, Taquaritinga, SP, v. 15, n. 1, p. 238–247, 2018. DOI: 10.31510/infa.v15i1.358. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/358. Acesso em: 5 dec. 2025.