A LOGÍSTICA URBANA COMO ESTRATÉGIA DE VENDAS NO COMÉRCIO

um estudo do caso do município de Taquaritinga – SP

Autores

  • Maria Augusta de Mello Rapatão Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil
  • Guilherme Augusto Malagolli Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil
  • Luíza Eid de Mello Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil
  • João de Lucca Filho Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v15i1.339

Palavras-chave:

rotatividade, vagas, comerciantes, veículos

Resumo

As estratégias de vendas, objeto de estudo de áreas como propaganda e marketing, também estão ligadas à logística. A compreensão da demanda por um produto ou serviço é de importância fundamental para o planejamento de seu transporte e armazenagem. Entretanto, nota-se que além do foco no produto, a logística de transporte de pessoas também é fundamental para a compreensão da sistemática de vendas no varejo, especialmente no que se refere ao do acesso dos consumidores ao produto desejado. Parte-se do princípio de que quanto mais acessível estiver a mercadoria, maiores serão as chances da venda se concretizar. Assim, o objetivo principal deste estudo é analisar a relação existente entre as vendas no comércio com o acesso dos consumidores aos produtos procurados. Para ilustrar na prática as relações teóricas abordadas neste estudo, optou-se pelo caso específico do comércio varejista do município de Taquaritinga, localizado no interior do estado de São Paulo. Como metodologia de pesquisa, foi realizada uma pesquisa de campo em que foram entrevistados 163 comerciantes do município de Taquaritinga. Na conclusão pôde-se constatar que a falta de vagas livres implica em falta de praticidade e se torna um empecilho ao aumento das vendas.

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Referências

Sales strategies, object of study of areas such as advertising and marketing, are also linked to logistics. Understanding the demand for a product or service is of fundamental importance for the planning of its transportation and storage. However, it should be noted that in addition to the product focus, the transportation of people logistics is also fundamental for understanding the systematic sales in retail, especially regarding the access of consumers to the desired product. It is assumed that the more accessible the merchandise, the greater the chances of the sale coming to fruition. Thus, the main objective of this study is to analyze the relationship between sales in commerce and consumer access to products sought. To illustrate in practice the theoretical relations addressed in this study, we chose the specific case of the retail trade of the municipality of Taquaritinga, located in the interior of the state of São Paulo. As a research methodology, a field survey was conducted in which 163 traders from the municipality of Taquaritinga were interviewed. In the conclusion, it was verified that the lack of free spaces implies lack of practicality and becomes a hindrance to the increase of sales.

Publicado

30/06/2018

Como Citar

RAPATÃO, M. A. de M.; MALAGOLLI, G. A.; MELLO, L. E. de; LUCCA FILHO, J. de. A LOGÍSTICA URBANA COMO ESTRATÉGIA DE VENDAS NO COMÉRCIO: um estudo do caso do município de Taquaritinga – SP. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 183-192, 2018. DOI: 10.31510/infa.v15i1.339. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/index.php/interfacetecnologica/article/view/339. Acesso em: 1 out. 2020.

Edição

Seção

Tecnologia em Produção Industrial / Gestão Empresarial