O USO DO CHATBOT PARA A EXCELÊNCIA EM ATENDIMENTO

Autores

  • Verônica Adelaide Lugli Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (Fatec) – Taquaritinga - São Paulo – Brasil
  • João de Lucca Filho Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (Fatec) – Taquaritinga - São Paulo – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v17i1.840

Palavras-chave:

Chatbot, Excelência em atendimento, Humanização, Inteligência Artificial

Resumo

A excelência em atendimento é um diferencial para empresas que necessitam de uma central de atendimento para que seus clientes possam entrar em contato sempre que necessário. Deste modo, a implantação de um chatbot permite obter melhores resultados e com atendimentos ágeis. Neste estudo são apresentados alguns referenciais teóricos que permitem o entendimento sobre chatbots, bem como aspectos importantes para sua evolução e humanização, aproximando-se cada vez mais do raciocínio e da linguagem humana. O objetivo deste artigo é mostrar que o uso dessa tecnologia é vantajoso para empresas que buscam a excelência em atendimento a clientes, diminuindo a sobrecarga de problemas levados aos operadores, sendo que muitas dúvidas e contratempos podem ser resolvidos pelo próprio chatbot, sem a necessidade de uma interação humana. Para demonstrar a eficiência inerente dessa inovação, é apresentado um estudo de caso com a empresa Grupo Oportunidade e seus resultados, que está utilizando a tecnologia de chatbot em sua central de atendimento, com foco na redução do tempo de espera para seus usuários serem atendidos, e apresentando soluções aos problemas de forma mais ágil. As conclusões deste estudo indicam que o chatbot é uma vantagem para as empresas, porém para atingir todos os novos objetivos ou metas propostas, observa-se a necessidade de um contínuo processo de novas melhorias.

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Publicado

04/08/2020

Como Citar

LUGLI, V. A.; LUCCA FILHO, J. de. O USO DO CHATBOT PARA A EXCELÊNCIA EM ATENDIMENTO. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 205–218, 2020. DOI: 10.31510/infa.v17i1.840. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/840. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Informática

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