CONTROLE E DETECÇÃO DE REFUGOS NO CLIENTE INTERNO POR MEIO DE UM SISTEMA SAP

estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v20i1.1639

Palavras-chave:

Sistema SAP, Ferramentas da Qualidade, Indicadores, Refugo

Resumo

O sistema SAP, engloba todas as áreas no processo produtivo, auxiliando as empresas nas mais diversas etapas do processo de manufatura e tomada de decisão, através de sua desenvoltura, a empresa do estudo utiliza-se da agregação das áreas permitida pelo software e realiza seu controle e detecção de refugos através do SAP integrado as ferramentas da qualidade, o estudo em questão analisará como a empresa realiza o controle, desde a detecção em fábrica até as ações para que os defeitos não tornem a ocorrer novamente, a análise dos indicadores diários semanais e mensais e de onde são retiradas as informações para as investigações de causa. São ponderadas também se as ações tomadas são efetivas ou imperfectivas, tratar-se-á a metodologia de trabalho do grupo referente a empresa X e suas tratativas quando um defeito é detectado, como as áreas são envolvidas, desde a criação de grupo de trabalhos até a alteração em procedimentos de trabalho e normas internas da fábrica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

DA CONSOLAÇÃO, S.; CARVALHO, S. APLICAÇÃO DE MÉTODOS E FERRAMENTAS DA QUALIDADE NO SETOR DE ENVASE EM UMA ORGANIZAÇÃO DO SEGMENTO DE COSMÉTICOS. Disponível em: <https://www.monografias.ufop.br/bitstream/35400000/788/1/MONOGRAFIA_Aplica%C3%A7%C3%A3oM%C3%A9todosFerramentas.pdf>. Acesso em: 2 mar. 2023.

DANIEL VIEIRA, Evair Sistema ERP SAP – Integrações entre sistemas: Conceitos, Aplicações e Desenvolvimento. 2012. 001.6. Trabalho de Conclusão de Curso – IMESA (ESPECIALIZAÇÃO EM ...) - Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis., Assis. Disponível em: https://cepein.femanet.com.br/BDigital/arqTccs/1111330478.pdf

DUARTE, Lídia Louzada dos Santos; NANNINI, Márcio da Silva Florêncio; ROCHA, Maria Andrea Escobar; EDUARDO, Marcos Zambanini. A importância dos manuais na gestão dos processos de trabalho com base na percepção da gerência: um estudo de caso aplicado nos correios do interior sergipano. 9th INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON TECHNOLOGICAL INNOVATION – ISTI 2018, ARACAJU, SERGIPE, BRASIL, p. p.105-115, 18 set. 2018.

EDUARDO TAKENOUCHI GOULART, Luiz; MAX DE OLIVEIRA, Eder. Indicadores de Qualidade em Processos Produtivos. XXX ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, Maturidade e desafios da Engenharia de Produção: competitividade das empresas, condições de trabalho, meio ambiente, São Carlos (SP), ano 2010. Disponível em: https://abepro.org.br/biblioteca/enegep2010_TN_STP_113_745_15150.pdf

FERNANDES, N. B.; SOTTO, E. C. S. ESTUDO DA APLICAÇÃO SAP HANA EM BANCO DE DADOS. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 74–85, 2018. DOI: 10.31510/infa. v15i1.338. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/338. Acesso em: 28 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.31510/infa.v15i1.338

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de Pesquisa. 1ª Edição. ed. rev. Porto Alegre: Editoração eletrônica: Luciane Delani, 2009. 114 p. v. 1. ISBN 978-85-386-0071-8.

JURAN, J.M. A Qualidade Desde O Projeto: Novos passos para o planejamento da qualidade em produtos e serviço. 1ª. ed. [S. l.]: CENGAGE LEARNING IMPORTADOS, 2008. 558 p. v. 1. ISBN 8522107564..

KALE, Vivek. Implementing Sap: The Guide For Business And Technology Managers. 1ª. ed. United States of America: D & G Limited, LLC, 2000. 240 p. v. 1. ISBN 0672317761..

PERASSOLLI, C. N.; REGATTIERI, C. R. MANUFATURA DE CLASSE MUNDIAL (WCM): um estudo de caso aplicado à manutenção industrial em uma empresa do ramo metalúrgico. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 680–691, 2019. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/615. Acesso em: 2 mar. 2023.

SANTOS, Tayara Paraíba; CALIMAN, Douglas Roriz. Desafios da Implementação do Sistema de Controle e Gestão SAP em uma Empresa de Logística e Transporte. Revista Gestão & Conexões ISSN 2317-5087, Vitória (ES), ano 2019, v. 08, n. 3, 1 dez. 2019. 90-108, p. 90-108. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/8108617.pdf. Acesso em: 29 set. 2022. DOI: https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2019.8.3.25862.90-108

SOARES, Gislaine Aparecida; SALLES, Taciana Lucas de Afonseca. Qualidade No Atendimento Ao Cliente Externo E Interno: Relações Esquecidas. Revista Eletrônica “Diálogos Acadêmicos” (ISSN: 0486-6266)", [S. l.], ano 2014, v. 07, n. 2, 14 dez. 2014. 103-122, p. 103-122. Disponível em: http://uniesp.edu.br/sites/_biblioteca/revistas/20170627112503.pdf. Acesso em: 29 set. 2022.

CARVALHO, Bernardo Trrajano de; Análise das práticas do gerenciamento diário na gestão do chão de fábrica: um estudo de caso nos Laboratórios B. Braun / Bernardo Trajano de Carvalho. – Niterói, RJ: [s.n.], 2017. 59 f.

Downloads

Publicado

30/06/2023

Como Citar

DA SILVA JUNIOR, R.; RODOLPHO, D. CONTROLE E DETECÇÃO DE REFUGOS NO CLIENTE INTERNO POR MEIO DE UM SISTEMA SAP: estudo de caso. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 623–633, 2023. DOI: 10.31510/infa.v20i1.1639. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/1639. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Produção Industrial

Métricas