QUALIDADE
até onde vai, em uma empresa?
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v19i1.1374Palavras-chave:
Volatilidade, Qualidade, ResultadosResumo
No cenário mundial, visiona-se que existe uma extrema volatilidade de negócios e que as exigências do consumidor quanto à expectativa gerada por algo, é muito intensa. Desafios cada vez maiores, fazem com que empresas se movam em direção a superioridade de seu empreendimento - para coexistirem em um mercado “predatório” - através de meios de cooptação e correção de erros e falhas de processo, em busca de uma qualidade acertada. Portanto, o presente trabalho tem como intuito abordar a complexidade do tema qualidade e a sua determinação por meio da gestão da qualidade ou qualidade total, expondo as áreas departamentais que estão ligadas a gestão da qualidade e detalhar a importância dela no processo de melhoria contínua e qual o papel do capital humano. Na interpretação que o autor leva a este artigo, além do embasamento teórico inserido, através da leitura e releitura de textos base no referencial teórico com o tema qualidade, entende-se que as empresas possuem limitações e conflitos internos (e até externos) por não terem metas muito bem esclarecidas no que se tange promover a qualidade do seu produto através da ramificação de seus processos, ou seja, não somente as partes, mas ao todo. A importância de uma gestão pautada na estrutura da qualidade de resultados dentro de uma organização, reduzindo-se custos, ociosidade e ampliando ganhos, traz-se resultados que, de fato não ocorrem de imediato, mas se buscados com afinco, se realizam e passam a trazer resultados que outrora pareciam impossíveis.
Downloads
Métricas
Referências
ALBUQUERQUE, Ageu. Gestão da Qualidade: conceitos e técnicas. 2. Ed. São Paulo: Editora Atlas S.A, 2012. Disponível em: https://www.academia.edu/43268388/Ferramentas da qualidade?bulkDownload=thisPaper-topRelated-sameAuthor-citingThis-citiedByThis-secondOderCitationsfrom=cover_page. Acesso em: 05 ago. 2021
ALMÉRI, T. M.; BARBOSA, E. G.; NASCIMENTO, A. Conflitos Organizacionais: os diversos tipos de conflitos interpessoais nas organizações suas causas e efeitos. Unifateia Disponível em: https://unifatea.com.br/seer3/index.php/RAF/article/view/699/640. Acesso em: 10 maio. 2022
BARBOSA FILHO, Antonio Nunes. Segurança do Trabalho & Gestão Ambiental. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1983-6023.sank.2009.88749
CARLOS, C. M. G.; BAZON, S.; OLIVEIRA, W. DE. A Importância Do Treinamento E Desenvolvimento Nas Empresas De Pequeno Porte Na Cidade De Araras., Araras, 2012 Disponível em: http://revistaunar.com.br/cientifica/documentos/vol6_n1_2012/2_a_importancia_do_treinamento.pdf. Acesso em: 13 maio. 2022.
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas e o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
DAMODORAN, Aswath. Gestão Estratégica do Risco: uma referência para tomada de riscos empresariais. Porto Alegre: Artmed Editora S.A, 2008. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=SAC_xaM8-wQC&oi=fnd&pg=PA9&dq=gest%C3%A3o+estrat%C3%A9gica&ots=0fJmHOMkVr&sig=_Bn19bxYvmd7keUA3PEKFxmczOU#v=onepage&q=gest%C3%A3o%20estrat%C3%A9gica&f=false. Acesso em: 27 fev. 2022.
DANIEL, É. A.; MURBACK, F. G. R. Levantamento Bibliográfico do Uso das Ferramentas da Qualidade. Gestão & Conhecimento, Poços de Caldas, 2014. Disponível em: https://www.pucpcaldas.br/graduacao/administracao/revista/artigos/v2014/Artigo16_2014.pdf. Acesso em: 28 fev. 2022.
DAVIS, Keith; NEWSTROM, John W. Comportamento humano no trabalho: uma abordagem psicológica. São Paulo: Pioneira, 1992.
DECOURT, Felipe; DA ROCHA NEVES, Hamilton; ROBERTO BALDNER, Paulo. Planejamento e Gestão Estratégica. 1. ed. Rio de janeiro: FGV, 2012
DOS SANTOS, Patrícia Fonseca. Qualidade. Estudo da gestão da qualidade total e sua influência na produtividade industrial. Ponta Grossa, Paraná. p. 13-27, 2017. Disponível em: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/7891/1/PG_CEEP_2016_1_17.pdf. Acesso em: 13 set. 2021.
GIMENES, A. M.; CIEL, S. R. M. del; COSTA, A. K. G.; OLIVEIRA, A. M. de. O Papel Dos Líderes Nas Organizações. Revista Eletrônica – INESUL, Londrina, 2022. Disponível em: https://www.inesul.edu.br/revista/arquivos/arq-idvol_52_1512679666.pdf. Acesso em: 03 mar. 2022.
GONÇALVES, L. R. Um estudo sobre gestão pela qualidade total na indústria de máquinas e equipamentos. Interface Tecnológica (FATECTQ) - v. 16, n. 2, p. 428-440, 2019. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/index.php/interfacetecnologica/article/view/636/444. Acesso em: 17 set. 2021. LEITE, P. A. R.; LOTT, T. C. C. Treinamento E Desenvolvimento Organizacional, Uma Ferramenta Nas Empresas Atuais. Revista Científica Semana Acadêmica, Fortaleza, v. 42, n. 1, 2013. Disponível em: https://semanaacademica.org.br/system/files/artigos/treinamento_e_desenvolvimento_organizacional_uma_ferramenta_nas_empresas_atuais.pdf. Acesso em: 06 mar. 2022.
MARSHALL JUNIOR, Isnard; CIERCO, Agliberto Alves; ROCHA, Alexandre Varanda; MOTA, Edmarson Bacelar; LEUSIN, Sérgio. Gestão da Qualidade. 8. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006.
McLEOD, S. Maslow's Hierarchy of Needs. In: SIMPLY PSYCHOLOGY. 2020. Disponível em: https://www.simplypsychology.org/maslow.html. Acesso em: 27 fev. 2022.
MICHEL, F. V. As Duas Grandes Guerras Mundiais: O Legado Tecnológico. In: UOL, 2022. Disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/historia-geral/as-duas-grandes-guerras-mundiais-o-legado-tecnologico.htm. Acesso em: 02 mar. 2022.
PALADINI, Edson Pacheco; BOUER, Gregório; FERREIRA, José Joaquin do Amaral; CARVALHO, Marly Monteiro de; MIGUEL, Paulo Augusto Cauchick; SAMOHIL, Robert Wayne; ROTONDARO, Roberto Gilioli. Gestão da Qualidade: teoria e casos. 2. ed. Rio de Janeiro: Gen Ltc, 2012. Disponível em: https://qdoc.tips/download/gestao-da-qualidade-teoria-e-casos-edson-p-paladino-elsevierpdf-pdf-free.html. Acesso em: 26 fev. 2022.
PAULUS, Kéllyta Rodrigues; BONFÁ, Maximiliano Barroso. Administração da Qualidade Total em uma Industria de Couros da Região de Cacoal – RO. 2018. Disponível em: https://fapb.edu.br/wp-content/uploads/sites/13/2018/02/ed3/2.pdf. Acesso em: 20 set. 2021.
PRADO, L. S.; PAULA, V. A. F.; PAULA, V. M. F.; MARTINELLI, D. P. a Gestão Sistêmica de Empresas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS, 9., Palmas, 2013. Disponível em: http://isssbrasil.usp.br/artigos/9cbs_3_.pdf. Acesso em: 06 mar. 2022.
PRESOTTO, A. Motivação: Pirâmide de Maslow. In: Alura, 2021. Disponível em: https://www.alura.com.br/artigos/piramide-de-maslow. Acesso em: 26 fev. 2022.
SILVA, A. S. B. da; BERNARDO, A. C. F.; RIBEIRO, D.; MARIER, J. B. A.; BELLINE, Y. P. Qualidade Total: Os Princípios De Deming Em Uma Multinacional. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, XXXVI, João Pessoa/PB, 2016. Disponível em: http://www.abepro.org.br/biblioteca/TN_STP_227_328_29587.pdf. Acesso em: 26 fev. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Interface Tecnológica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
- Resumo 196
- PDF 146