UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA FÍSICA

a importância da relação entre a teoria e a prática

Autores

  • Nivaldo Carleto Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga

Palavras-chave:

Experimento Prático, Informática no Ensino da Física, Simulação Computacional, Teoria e Prática na Física

Resumo

Muitos alunos apresentam dificuldades no aprendizado da disciplina de física e na compreensão de seus fenômenos naturais. Para ele, a física é considerada um dos componentes curriculares que mais exige conhecimento e habilidade. Entre as razões do insucesso na aprendizagem dessa disciplina, pode-se mencionar a ausência de meios pedagógicos modernos. Desta forma, a necessidade de utilizar métodos inovadores para auxiliar no aprendizado dos alunos vem conduzindo ao uso crescente e diversificado da informática no ensino da física, não se descartando, porém, a atuação do professor como um ser motivador e orientador desse processo (aprendizagem). Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta metodológica para facilitar o ensino-aprendizagem da disciplina de física, relacionando a teoria com a simulação computacional e com o experimento prático. Esta proposta não se restringe apenas na aplicação para o ensino médio, ela abrange também cursos de graduação e de pós-graduação que possuem em sua matriz curricular a física como disciplina obrigatória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

-

Publicado

01/07/2006

Como Citar

CARLETO, N. UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA FÍSICA: a importância da relação entre a teoria e a prática. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 83-92, 2006. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/index.php/interfacetecnologica/article/view/408. Acesso em: 8 jul. 2020.

Edição

Seção

Tecnologia em Produção Industrial