UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA FÍSICA

a importância da relação entre a teoria e a prática

  • Nivaldo Carleto Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga
Palavras-chave: Experimento Prático, Informática no Ensino da Física, Simulação Computacional, Teoria e Prática na Física

Resumo

Muitos alunos apresentam dificuldades no aprendizado da disciplina de física e na compreensão de seus fenômenos naturais. Para ele, a física é considerada um dos componentes curriculares que mais exige conhecimento e habilidade. Entre as razões do insucesso na aprendizagem dessa disciplina, pode-se mencionar a ausência de meios pedagógicos modernos. Desta forma, a necessidade de utilizar métodos inovadores para auxiliar no aprendizado dos alunos vem conduzindo ao uso crescente e diversificado da informática no ensino da física, não se descartando, porém, a atuação do professor como um ser motivador e orientador desse processo (aprendizagem). Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta metodológica para facilitar o ensino-aprendizagem da disciplina de física, relacionando a teoria com a simulação computacional e com o experimento prático. Esta proposta não se restringe apenas na aplicação para o ensino médio, ela abrange também cursos de graduação e de pós-graduação que possuem em sua matriz curricular a física como disciplina obrigatória.

Publicado
01/07/2006
Como Citar
CARLETO, N. UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA FÍSICA. Revista Interface Tecnológica, v. 3, n. 1, p. 83-92, 1 jul. 2006.
Seção
Tecnologia em Produção Industrial