ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE MARKETING DIGITAL PARA UMA MICROEMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS NA ÁREA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v17i2.910Palavras-chave:
marketing digital, planejamento executivo, SWOT, ferramentas de marketing digitalResumo
O objetivo deste trabalho foi apresentar uma metodologia para a elaboração de um plano de marketing digital adequado a uma microempresa prestadora de serviços na área de tecnologia da informação. Para o seu desenvolvimento, foram utilizadas algumas técnicas de pesquisa, como por exemplo: pesquisas bibliográfica, exploratória, quantitativa e qualitativa. Os resultados obtidos mostraram que, para uma microempresa conquistar o seu espaço no cenário corporativo, dominado pelas médias e grandes empresas, torna-se necessário realizar um plano de marketing digital, estabelecendo, com isso, um planejamento executivo por meio de uma matriz SWOT (Strengths – pontos fortes; Weaknesses – pontos fracos; Opportunities – oportunidades para o seu negócio; Threats – ameaças para o seu negócio) e, sobretudo, identificando o seu público-alvo. Diante disso, foi possível concluir que, a metodologia proposta apresentou-se consistente de acordo com as condições mercadológicas existentes no cenário corporativo atual, considerando, sobretudo, um público-alvo exigente e diferenciado. Além disso, é importante destacar que as ferramentas do marketing digital são essenciais para o acompanhamento das exigências e das necessidades do consumidor, o qual vem buscando novas formas de prestação de serviço na área de tecnologia da informação.
Downloads
Métricas
Referências
ATOM DIGITAL. Importância das redes socais no marketing digital. 2017. Disponível em: https://atomdigital.com.br/tudo-sobre-marketing-digital/importancia-das-redes-sociais-no-marketing-digital/. Acesso em: 21 jun. 2020.
DRUBSCKY, L. Marketing no Instagram: o guia para iniciantes. 2015. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/marketing-no-instagram/. Acesso em: 9 ago. 2020.
GABRIEL, M. Marketing na era digital. 1.ed. São Paulo: Novatec, 2010.
KEMPNER, P. A importância do planejamento de marketing para sua empresa. Disponível em: https://www.agencia110.com.br/blog/artigo/a-importancia-do-planejamento-de-marketing-para-sua-empresa. Acesso em: 21 mai. 2020.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. V. Técnicas de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
MATHIAS, L. Pesquisa qualitativa e quantitativa: qual é a melhor opção? 2016. Disponível em: https://mindminers.com/blog/pesquisa-qualitativa-quantitativa/. Acesso em: 26 jun. 2020.
MENDES, I. O que é persona. 2020. Disponível em: https://surfedigital.io/blog/o-que-e-persona/. Acesso em: 13 jul. 2020.
PAIVA, F. 71 milhões de brasileiros acessam a internet somente pelo celular. Disponível em: https://www.mobiletime.com.br/noticias/28/08/2019/71-milhoes-de-brasileiros-acessam-a-internet-somente-pelo-celular/. Acesso em: 15 jun. 2020
PEÇANHA, V. O que é marketing digital? Entenda o conceito, como fazer e comece sua estratégia de marketing online. 2020. Disponível em: https://rockcontent.com/blog/marketing-digital/. Acesso em: 16 jun. 2020.
RESULTADOS DIGITAIS. Introdução à gestão de redes sociais. 2019. Disponível em: https://www.rdstation.com/resources/ebooks/introducao-a-gestao-de-redes-sociais/?external=1. Acesso em: 23 jun. 2020.
RIBEIRO, W. COVID-19: marketing digital em tempos de crise. 2020. Disponível em: https://brsa.com.br/marketing-digital/covid-19-marketing-digital/. Acesso em: 7 mai. 2020.
TEKOA. O que é presença digital e como usá-la a favor da sua empresa. 2019. Disponível em: https://www.tekoa.com.br/app/cache/page_enhanced/www.tekoa.com.br/o-que-e-presenca-digital/_index.html. Acesso em: 27 jul. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Interface Tecnológica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
- Resumo 546
- PDF 671