UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS DE ETILENO ACETATO DE VINILA (E.V.A.) PROVENIENTES DE UMA INDÚSTRIA DE BRINQUEDO PARA INOVAÇÃO, SUSTENTABILIDADE E REDUÇÃO DE CUSTO DO PRODUTO

um estudo de caso da empresa Alpha

Autores

  • Luis Fernando Terazzi Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil
  • Andre Luiz Oliveira Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil
  • Nivaldo Carleto Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v15i1.310

Palavras-chave:

Valor, Reutilizar, Reduzir

Resumo

Na indústria em estudo o uso de E.V.A é frequente, fazendo parte de seus principais produtos, consequentemente gerando grande quantidade de resíduos pós-produção. Este artigo tem como objetivo destacar a utilização de resíduos de Etileno Acetato de Vinila (E.V.A) originários da industrialização de brinquedo. O método de pesquisa adotado foi o de revisão bibliográfica e pesquisa exploratória, seguido de um estudo de caso. No estudo em questão os resíduos provenientes da produção são triturados e utilizados em substituição da espuma do assento de banquetas escolares com o propósito de inovação, sustentabilidade e redução de custo do produto. A inovação de produtos e a redução de custos se tornam fatores incontestáveis e cruciais para o sucesso das empresas, em paralelo a esses fatores emerge a sustentabilidade, pois resíduos que iriam para o meio ambiente ou para disposição são aproveitados na própria empresa reutilizando-os no processo produtivo do produto e assim fechando o ciclo de vida da matéria prima em estudo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

30/06/2018

Edição

Seção

Pós-Graduação em Gestão da Produção Industrial

Como Citar

TERAZZI, Luis Fernando; OLIVEIRA, Andre Luiz; CARLETO, Nivaldo. UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS DE ETILENO ACETATO DE VINILA (E.V.A.) PROVENIENTES DE UMA INDÚSTRIA DE BRINQUEDO PARA INOVAÇÃO, SUSTENTABILIDADE E REDUÇÃO DE CUSTO DO PRODUTO: um estudo de caso da empresa Alpha. Revista Interface Tecnológica, Taquaritinga, SP, v. 15, n. 1, p. 460–473, 2018. DOI: 10.31510/infa.v15i1.310. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/310. Acesso em: 5 dez. 2025.