O IMPACTO DA QUALIDADE DA INFORMAÇÃO NO PROCESSO DECISÓRIO EM UMA EMPRESA METALÚRGICA
um estudo de caso utilizando o fluxograma e o diagrama de Pareto
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v17i2.884Palavras-chave:
Qualidade, Informação, Pareto, Fluxograma, DadosResumo
Este artigo tem como objetivo mostrar que dentro das organizações as tomadas de decisões são realizadas a partir de dados incompletos, fictício e mensurar o quanto de informação é gerada com estes dados. Para isso foi realizado um estudo de caso na Soberano Indústria de Máquinas e Equipamentos durante trinta dias nos setores de Planejamento e Controle de Produção e operacional da empresa, para que desta forma fosse possível visualizar se tudo que foi planejado era executado e estas mesmas execuções voltavam para o Planejamento e Controle de Produção através dos apontamentos. A partir da entregue dos apontamentos foi feita a análise e manipulação dos mesmos através do Diagrama de Pareto e exposto o processo e os responsáveis por garantir a geração e manipulação dos dados para transformar em informações utilizadas pela gestão tática/ estratégica da empresa com a utilização do fluxograma. Os resultados obtidos neste trabalho comprovam as teorias estudadas e mencionadas, nas quais a tomada de decisão se baseia em informações incompletas, inconsistentes ou até fictícias, e é possível determinar em que estágio do processo houve a geração incompleta. Chegou-se à conclusão de que a maior parte do problema estava presente no preenchimento dos apontamentos. Para sanar os problemas encontrados foi proposto treinamento dos operadores para auxiliá-los no preenchimento dos apontamentos e expor a eles a importância do apontamento para o futuro da organização.
Downloads
Métricas
Referências
ARAÚJO, L. C. G. Organização, sistemas e métodos e as tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2011.
CARPINETTI, L. C. R. Gestão da qualidade: conceitos e técnicas. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
CLEMEN, R. T. Making hard decisions. 2. ed. Duxbury: Pacific, 1996.
D´ASCENÇÃO, L. C. M. Organização sistemas e métodos: análise, redesenho e informatização de processos administrativos. São Paulo: Atlas, 2001.
DAVENPORT, T. H.; PRUSAK, L. Conhecimento empresarial. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
GESTÃO DE INFORMAÇÃO E MEMÓRIA INSTITUCIONAL. Dados, informação e conhecimento. O que são? Disponível em: https://eliana-rezende.com.br/dados-informacao-e-conhecimento-o-que-sao/. Acesso em: 15 ago. 2020.
JURAN, J. M.; GRYNA, F. M. Controle da qualidade: métodos estatísticos clássicos aplicados à qualidade, v. 6, ed. São Paulo: Makron Books, 1993.
MEADOW, C. T.; YUAN, W. Measuring the Impact of Information: Defining the Concepts. Information Processing and Management, Toronto, v. 33, n. 6, p. 697-714, dez. /1997.
NAUMANN, F. ROLKER, C. Assessment methods for information quality criteria. Disponível em: https://www2.informatik.hu-berlin.de/sam/preprint/naumann138.pdf. Acesso em: 13 jun. 2020.
OLIVEIRA, R. P. D. Sistemas, organização e métodos. São Paulo: Atlas, 2013.
PADOVEZE, C. L. Sistemas de informações contábeis: fundamentos e análise. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2000.
PALADINI, E. P. Qualidade total na prática: implantação e avaliação de sistemas de qualidade total. 1. ed. São Paulo: Atlas, 1994.
STRONG, D. M.; LEE, Y. M.; WANG, R. Y. 10 Potholes in the road to information quality. Computer, Washington, v. 18, n. 162, p. 38-46, ago./1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Interface Tecnológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
- Resumo 780
- PDF 690