METODOLOGIAS ATIVAS

aplicação e ferramentas na Fatec Catanduva

Autores

  • Lucas Winson Rossi Faculdade de Tecnologia de Catanduva (FATEC) – SP- Brasil
  • Renan Delgado Freitas Faculdade de Tecnologia de Catanduva (FATEC) – SP- Brasil
  • Ana Carolina Freschi Faculdade de Tecnologia de Catanduva (FATEC) – SP- Brasil
  • Liriane Soares de Araujo Faculdade de Tecnologia de Catanduva (FATEC) – SP- Brasil

Palavras-chave:

Metodologias ativas, Ferramentas tecnológicas, Aplicações de métodos

Resumo

Metodologias ativas são atividades que consistem em envolver o aluno com o conteúdo que será apresentado a ele, tornando-o mais participativo no processo da própria aprendizagem, ao contrário do ensino tradicional, em que o professor é detentor de todo conhecimento e tenta transmitir esse conhecimento com aulas expositivas. Este trabalho busca apresentar os conceitos básicos de metodologias ativas, suas principais características, seus diferentes tipos de aplicações dos métodos e as ferramentas tecnológicas utilizadas em suas atividades. Para a discussão sobre metodologias ativas, foi utilizada pesquisas bibliográficas e um questionário que foi aplicado na Faculdade de Tecnologia de Catanduva no decorrer do primeiro semestre de 2019. Pode-se notar que as metodologias ativas já eram conhecidas pelos professores, e a maior parte destes profissionais utilizam metodologias ativas na hora de ministrar aulas. Alguns professores apontaram algumas dificuldades durante a aplicação, porém, ressaltaram que esses obstáculos foram se quebrando com o passar do tempo. Foi apontado também que os professores podem ou não utilizar dispositivos tecnológicos para aplicar os métodos.

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Referências

REFERÊNCIAS

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Publicado

30/06/2019

Como Citar

ROSSI, L. W.; FREITAS, R. D.; FRESCHI, A. C.; ARAUJO, L. S. de. METODOLOGIAS ATIVAS: aplicação e ferramentas na Fatec Catanduva. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 266–277, 2019. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/622. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Informática

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