METODOLOGIAS ATIVAS
aplicação e ferramentas na Fatec Catanduva
Palavras-chave:
Metodologias ativas, Ferramentas tecnológicas, Aplicações de métodosResumo
Metodologias ativas são atividades que consistem em envolver o aluno com o conteúdo que será apresentado a ele, tornando-o mais participativo no processo da própria aprendizagem, ao contrário do ensino tradicional, em que o professor é detentor de todo conhecimento e tenta transmitir esse conhecimento com aulas expositivas. Este trabalho busca apresentar os conceitos básicos de metodologias ativas, suas principais características, seus diferentes tipos de aplicações dos métodos e as ferramentas tecnológicas utilizadas em suas atividades. Para a discussão sobre metodologias ativas, foi utilizada pesquisas bibliográficas e um questionário que foi aplicado na Faculdade de Tecnologia de Catanduva no decorrer do primeiro semestre de 2019. Pode-se notar que as metodologias ativas já eram conhecidas pelos professores, e a maior parte destes profissionais utilizam metodologias ativas na hora de ministrar aulas. Alguns professores apontaram algumas dificuldades durante a aplicação, porém, ressaltaram que esses obstáculos foram se quebrando com o passar do tempo. Foi apontado também que os professores podem ou não utilizar dispositivos tecnológicos para aplicar os métodos.
Downloads
Métricas
Referências
ARAÚJO, J. Fundamentos da metodologia de ensino ativa. In: 37ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 2015, UFSC. Anais… Florianópolis, 2015. Disponível em: < http://www.anped.org.br/sites/default/files/trabalho-gt02-4216.pdf>. Acesso em: 23 ago. 2018.
BERNINI, D. S. D. Uso das Tics como ferramenta na prática com metodologias ativas. In: DIAS, S. R.; VOLPATO, A. N. Práticas inovadoras em metodologias ativas. Florianópolis: Contexto Digital, 2017, p. 102-118. Disponível em <https://paginas.uepa.br/mestradoesa/wp-content/uploads/2018/10/Praticasinovadorasemmetodologiasativas.pdf>. Acesso em 17 mar. 2019.
CAMPAGNOLO, R. Uso da abordagem peer instruction como metodologia ativa de aprendizagem: um relato de experiência. Signos, v. 35, n. 2, p. 79-87, 2014. Disponível em: <http://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/775>. Acesso em 03 out. 2018.
CARVALHO, M. Metodologia científica fundamentos e técnicas: construindo o saber. 19 ed, Campinas: Papirus Editora, 2008. Disponível em:
<https://books.google.com.br/books?hl=pt-PT&lr=&id=gMxPAlF7U-AC&oi=fnd&pg=PA97&dq=trabalhos+sobre+metodologia&ots=O24zz2aTD1&sig=vRNmrSCKVP1NtlW1FHvEPa1bJ4U#v=onepage&q=trabalhos%20sobre%20metodologia&f=false> . Acesso em: 27 set. 2018.
CHAGAS, A. O questionário na pesquisa científica. FECAP, v. 1, n. 1, 2010. Disponivel em:<http://www.inf.ufsc.br/~vera.carmo/Ensino_2012_1/metodologia_de_questionario.pdf>. Acesso em: 12 fev. 2019.
DIESEL, A.; BALDEZ, A.; MARTINS, S.. Os princípios das metodologias ativas de Ensino:uma abordagem teórica. Revista Thema, v. 14, n.1, p. 268-288, 2017. Disponível em:<http://revistathema.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/404>. Acesso em: 29 set.2018.
FROTA, G. Sala de aula invertida: A metodología blended learning. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS, ENCONTRO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA, 2018, UFSCAR. Anais… São Carlos, 2018. Disponível em: <http://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/101/110>. Acesso em 30 set. 2018.
GADOTTI, M. Perspectivas atuais da educação. São Paulo em perspectiva, v. 14, n. 2, p. 3-11, 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-88392000000200002&script=sci_arttext&tlng=pt>.Acesso em: 28 set. 2018.
MAZUR, E.; ARAÚJO, I. Instrução pelos colegas e ensino sob medida: uma proposta para o engajamento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem de física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 30, n. 2, p. 362-384, 2013. Dísponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/85464/000897618.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em 30 set. 2018.
MORAN, J. M. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, C. A. de; MORALES, O. E. T. (Org.). Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II. PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015. Disponível em: <http://rh.unis.edu.br/wp-content/uploads/sites/67/2016/06/Mudando-a-Educacao-com-Metodologias-Ativas.pdf> . Acesso em: 22 ago. 2018.
ROCHA, H.; LEMOS, W. Metodologias ativas: Do que estamos falando? Base conceitual e relato de pesquisa em andamento. In: SIMPÓSIO PEDAGÓGICO E PESQUISAS EM COMUNICAÇÃO, 2014, Resende. Anais… Rio de Janeiro, 2014, n.p. Dísponível em: <https://www.aedb.br/wp-content/uploads/2015/05/41321569.pdf>. Acesso em 30 set. 2018.
SILVA, A. et al. Metodologias ativas no ensino superior: uma proposta de oficina sobre aprendizagem por pares; Sala de aula invertida; Aprendizagem baseada em problema e rotação por estações de trabalho. In: SIMPÓSIO DE TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR, 1, 2018. Anais… Belo Horizonte, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS, 2018, n.p. Dísponível em: <http://revista.uemg.br/index.php/Simposioteceedadistnoenssuperior/article/view/2999/1688>.Acesso em 30 set. 2018.
VALENTE, J. A. Aprendizagem Ativa no Ensino Superior: a proposta da sala de aula invertida. Depto. de Multimeios, Nied e GGTE. Unicamp; Ced – PucSP. São Paulo. 2014. Disponível em: <https://www.pucsp.br/sites/default/files/img/aci/27-8_agurdar_proec_textopara280814.pdf>. Acesso em 23 fev. 2019.
WILL, D. Metodologia da pesquisa científica. Palhoça: UnisulVirtual, 2012. Disponível em: <http://pergamum.unisul.br/pergamum/pdf/restrito/000003/00000366.pdf>. Acesso em 03 out. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
Métricas
- Resumo 774
- PDF 2882