CÁLCULO DO ÍNDICE OVERALL EQUIPMENT EFFETIVENESS (OEE) NA PRODUÇÃO DE UMA MÁQUINA DO SETOR TÊXTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v18i1.1103

Palavras-chave:

OEE, disponibilidade, desempenho, qualidade, produção

Resumo

Este artigo apresenta a implementação da ferramenta de controle de paradas de máquina e posteriormente o cálculo do Indicador OEE – Overall Equipment Effetiveness, aplicado em uma máquina no setor de produção de telas agrícolas de sombreamento de uma empresa têxtil, localizada no distrito industrial III na cidade de Itápolis-SP. No mercado competitivo que vivemos, é muito importante conhecermos totalmente a capacidade produtiva da empresa. Com a implementação do Indicador OEE – Overall Equipment Effetiveness, podemos descobrir a “fábrica oculta”, com isso podemos aumentar a produtividade e diminuir as perdas do processo produtivo, deixando assim a empresa mais competitiva no mercado. É demonstrado os índices de Disponibilidade, Desempenho e Qualidade, fazendo um comparativo entre o OEE encontrado e o OEE de uma Empresa Manufatura de Classe Mundial. Foi desenvolvido junto ao grupo de pesquisa em OEE montado pela empresa, a coleta de dados no chão de fábrica e análise de acordo com os parâmetros de OEE.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

AMORIM, J.P. OEE – A Forma de Medir a Eficiência dos Equipamentos. www.scribd.com, 2009.

NAKAJIMA, Seiichi. Introdução ao TPM - Total Productive Maintenance. São Paulo: IMC Internacional Sistemas Educativos Ltda., 1989.

RUIZ, João Álvaro. Metodologia científica: guia para eficiência de estudos. 3 ed. São Paulo: Atlas, 1991.

SANTOS, A. C. O.; SANTOS, M. J. Utilização do Indicador de Eficácia Global de Equipamentos (OEE) na Gestão de Melhoria Contínua do Sistema de Manufatura. 2007. 10 f. UNIFEI.

SILVA, J.P.A.R. Oee –A forma de medir a eficácia dos equipamentos. Disponível em: <http://pt.scribd.com/doc/15122575/OEE-A-FORMA-DE-MEDIR-A-EFICACIA-DOS-EQUIPAMENTOS>. Acesso em: 18 set. 2018.

Downloads

Publicado

30/07/2021

Como Citar

LOPES, T. T.; REGATTIERI, C. R. CÁLCULO DO ÍNDICE OVERALL EQUIPMENT EFFETIVENESS (OEE) NA PRODUÇÃO DE UMA MÁQUINA DO SETOR TÊXTIL. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 450–460, 2021. DOI: 10.31510/infa.v18i1.1103. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/1103. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Produção Industrial

Métricas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 > >>