A REDUÇÃO DE TEMPO DE SETUP BASEADO NA FILOSOFIA LEAN MANUFACTURING
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v18i2.1332Palavras-chave:
Lean Manufacturing, Melhoria Contínua, Redução de tempo de setupResumo
A procura pela otimização de processos e redução de custos sem interferir na qualidade do produto final é sem dúvida o grande desafio para manter um negócio lucrativo considerando a grande concorrência das empresas nos dias atuais. A busca incansável pela melhoria contínua deve ser o foco de organizações que pretendem se manter no mercado seja qual for seu ramo de atuação uma vez que sempre existirá algo a ser melhorado. Esse estudo de caso realizado em uma grande indústria de autopeças, por meio de uma pesquisa de campo, qualitativa, quantitativa e descritiva embasada em uma revisão bibliográfica, procurou demonstrar como algumas técnicas baseadas na filosofia japonesa Lean Manufacturing podem impactar positivamente na melhoria de tempos de setup em uma máquina considerada gargalo, reduzindo desperdícios e agregando mais valor ao produto final. Os resultados obtidos evidenciaram o quão esses métodos baseados nos princípios da manufatura enxuta podem ser benéficos ao negócio mantendo-o competitivo.
Downloads
Métricas
Referências
HOEFTS, S. Histórias do Meu Sensei: Duas Décadas de Aprendizado Implementando os Princípios do Sistema Toyota de Produção. 1. ed. Porto Alegre: Editora Bookman, 2013.
LIKER, J. K., HOSEUS, M. A Cultura Toyota: A Alma do Modelo Toyota. 1. ed. Porto Alegre: Editora Bookman, 2009.
LIKER, J. K. O Modelo Toyota: 14 Princípios de Gestão do Maior Fabricante do Mundo. 1. ed. Porto Alegre: Editora Bookman, 2005.
MORGAN, J. M., LIKER, J. K. Sistema Toyota de Desenvolvimento do Produto. 1. ed. Porto Alegre: Editora Bookman, 2008.
WOMACK, J. P., JONES, D. T. A Mentalidade Enxuta nas Empresas Lean Thinking. 6. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2004
YOSHIHARA, E. FMDS da Toyota 1. ed. São Paulo: Clube de Autores, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Interface Tecnológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
- Resumo 391
- PDF 270