MANUFATURA DE CLASSE MUNDIAL (WCM)

um estudo de caso aplicado à manutenção industrial em uma empresa do ramo metalúrgico

Autores

  • Camila Natieli Perassolli Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil
  • Carlos Roberto Regattieri Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil

Palavras-chave:

WCM, Manutenção, Gestão Estratégica, Resultados Corporativos

Resumo

O aumento da demanda fez com que as empresas investissem em equipamentos produtivos mais tecnológicos e eficientes para atender o mercado. Em contrapartida, equipamentos parados em picos de produção não programados podem significar perda de clientes para a concorrência, sendo necessárias estratégias para garantir a disponibilidade e confiabilidade para o processo produtivo. Partindo desse princípio, o presente trabalho foi realizado a fim de apresentar a aplicabilidade da metodologia Manufatura de Classe Mundial (WCM- World Class Manufacturing), modelo de gestão estratégica que assegura benefícios através de melhores práticas de trabalho, com o objetivo de atingir a rentabilidade em ambiente global competitivo. Para tanto, realizou-se um estudo de caso em uma empresa do ramo metalúrgico no interior do Estado de São Paulo, onde a premissa deste estudo é a obtenção de uma visão analítica e sistêmica dos resultados focados na área de manutenção industrial, verificando assim os ganhos que a metodologia pode proporcionar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

MARTINS, P. G. e LAUGENI, F. P. Administração da Produção. 2 ed. São Paulo: Editora Saraiva. 2005. 562 p.

NEVES, José Luis. Pesquisa qualitativa: características, usos e possibilidades. Caderno de Pesquisas em Administração FEA USP, São Paulo, v. 1, n. 3, p. 1-5, 1996.

OLIVEIRA; Elton Henrique, BORGES; Richardson Coimbra. World Class Manufacturing (WCM): estudo de caso da implantação do pilar de controle de qualidade no processo de cromação de uma empresa do setor automotivo no sul de Minas Gerais. Minas Gerais, 2016. DOI: 10.5585 versão online. Acesso em: 14 abr. 2019.

VEIGA, Leandro Ferreira. Estudo do pilar manutenção autônoma pela metodologia WCM (World Class Manufacturing). 2018. Disponível em: <https://repositorio.pgsskroton.com.br/bitstream/123456789/22009/1.pdf>. Acesso em: 14 abr. 2019.

YAMASHINA, H. World Class Manufacturing: Métodos e instrumentos. Material interno de aplicação WCM da empresa em estudo, 2009.

YAMASHINA, H. World Class Manufacturing: Métodos e instrumentos. Material interno de aplicação WCM da empresa em estudo, 2010.

Downloads

Publicado

30/06/2019

Como Citar

PERASSOLLI, C. N.; REGATTIERI, C. R. MANUFATURA DE CLASSE MUNDIAL (WCM): um estudo de caso aplicado à manutenção industrial em uma empresa do ramo metalúrgico. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 680–691, 2019. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/615. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Produção Industrial

Métricas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2